A Revista Ampla reproduz, semanalmente, os informes compartilhados pelo Grupo de Educação Política do Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Confira as notícias da semana de 26 de novembro de 2024.
Ocepar participa de debate sobre Lei Orçamentária anual do estado do Paraná
O Sistema Ocepar, na figura do presidente José Roberto Ricken, esteve representado em audiência pública realizada na terça-feira (19/11) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que abordou o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o orçamento participativo. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da ALEP, deputado Luiz Claudio Romanelli(PSD), e contou com a participação do relator da PLOA 2025, deputado Evandro Araújo (PSD). Também marcaram presença representantes do Poder Executivo, incluindo o secretario da Fazenda, Norberto Ortigara, e o secretário do Planejamento, Guto Silva.
A iniciativa teve como propósito abrir espaço para que a população paranaense apresentasse suas prioridades na destinação de parte do orçamento público, o maior já registrado no estado, estimado em R$ 78,7 bilhões para 2025, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Na ocasião, o diretor de Orçamento da Secretaria da Fazenda, Tadeu Cavalcante, apresentou um resumo da situação financeira do estado. Ele ressaltou a importância do momento de crescimento econômico do Paraná, refletido em um aumento de receita e na maior distribuição de recursos. Também enfatizou o controle das despesas correntes como uma medida para viabilizar maiores investimentos.
Após essa etapa de discussão da LDO , inicia-se a discussão, análise e elaboração das emendas à LOA e ao Plano Plurianual (PPA), que abrange O perfodo do segundo ano do mandato do chefe do Executivo até O fim do primeiro ano de seu sucessor, com o objetivo de programar políticas públicas e ações dos poderes e órgãos autônomos.
Sistema OCB, 19/11/2024