Resultado das Unimeds paranaenses no IDSS foi divulgado pela ANS no dia 23 de dezembro de 2022
As Unimeds paranaenses, mais uma vez, figuraram em um resultado positivo no Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar 2022 (IDSS) – ano base 2021 – divulgado no final do ano, no dia 23 de dezembro, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo o órgão, o resultado das operadoras no país foi o melhor desde 2013, em todos os segmentos.
Entre as 21 operadoras avaliadas do Sistema Unimed Paranaense, oito delas tiveram a nota máxima final de 1,00, e outras 10 alcançaram notas acima de 0,8. As outras quatro cooperativas tiveram o desempenho avaliado na segunda melhor faixa, com índices acima de 0,7.
As Unimeds que tiveram a nota máxima divulgada são: Unimeds Paraná, Apucarana, Costa Oeste, Curitiba, Francisco Beltrão, Noroeste do Paraná, Pato Branco e Regional Campo Mourão.
Leia mais: Conheça o IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
IDSS
De acordo com a Agência Nacional de Saúde, o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela ANS para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
Desde 2015, diversas iniciativas foram tomadas visando tornar o Programa mais atual e mais conectado às outras iniciativas de estímulo à qualidade, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Agência. A reavaliação do PQO no ano de 2015 reformulou o escopo do Programa, alterando as suas 4 (quatro) dimensões de avaliação:
- Qualidade em Atenção à Saúde
- Garantia de Acesso
- Sustentabilidade no Mercado
- Gestão de Processo e Regulação
A Resolução Normativa (RN) nº 505 regulamenta o Programa.
Mais informações sobre a pontuação e o programa, CLIQUE AQUI.