Desde 2018, a Unimed Cascavel tem se destacado ao adotar a inovação como um dos pilares fundamentais de sua estratégia corporativa. Esse compromisso com a vanguarda tecnológica e criatividade é perceptível em todas as etapas de seu planejamento estratégico, que agora incorpora “ingredientes de inovação” desde a fase de concepção até a execução.
A abordagem da cooperativa se baseia no emprego de ferramentas, como Design Thinking, facilitação gráfica e storytelling, com o intuito de envolver de maneira eficaz colaboradores e cooperados na construção da estratégia.
“Tudo isso para engajar nosso público interno na construção da estratégia, até porque uma das principais premissas que temos dentro da temática de inovação é a de que por mais que os projetos e ações se voltem na maioria das vezes para softwares, processos automatizados, o fator principal disso tudo são as pessoas”, enfatiza Everton Garboça, do Núcleo de Projetos da Singular.
A Singular não se limita apenas à elaboração de estratégia inovadora, como também implementou programas de inovação interna e aberta em busca da constante evolução. Os resultados dessa visão vão além do esperado.
“Conseguimos evoluir de forma considerável na cultura de inovação e isso nos fez avançar em sempre pensar de formas criativa e inovadora para tudo que fazemos em nosso dia a dia. O que tem resultado em melhora no desempenho operacional da cooperativa e também na melhora da satisfação de cooperados, clientes, fornecedores, colaboradores e prestadores”, realça Luciana Lazzari, superintendente-geral da Unimed Cascavel.
A cooperativa também lançou programas específicos para fomentar a inovação interna, como a Fábrica de Inovação, aberta à participação de colaboradores e cooperados, e a Inovação Aberta, por meio de hackathons, em um primeiro momento e, mais recentemente, pelo Programa Imersão. Todas essas iniciativas compartilham o objetivo comum de estimular e manter a cultura da inovação como um processo dinâmico nas operações cotidianas, colocando as pessoas no centro de suas ações e iniciativas.
Com essa estratégia abrangente, a cooperativa busca aprimorar a excelência operacional e a experiência do cliente, otimizar processos, incentivar a intercooperação e promover a melhoria contínua. O maior desafio agora é a construção e manutenção de uma cultura de inovação impulsionada pelas pessoas, reconhecendo que os resultados positivos são uma consequência natural de um processo em constante evolução.
“Sabemos que já avançamos muito, inclusive colhendo resultados nesses seis anos de investimento e trabalhos mais focados. No entanto, isso é só o início. Temos muitas oportunidades de evolução e ciência de que a inovação é um processo vivo, que precisa ser cultivado todos os dias para que possamos avançar e melhorar de forma contínua”, ressalta Luciana.
Leia também: Festival promovido pela Unimed Cascavel destaca a importância da arte para idosos