O presidente da Unimed Campo Mourão, Rodolfo César Visoni Poliseli, destaca como a cooperativa visa sua expansão para o cuidado com a comunidade
Ser exemplo de cuidado com a comunidade em que a Unimed Campo Mourão está inserida é um dos princípios que a cooperativa enxerga em torno de toda a expansão que ela já passou e que ainda passará. A instituição reconhece que para crescer é preciso estar de mãos dadas com a população, em prol de um bem comum. Cada projeto desenhado pela cooperativa passa pelo crivo do respeito ao valor humano. Ou seja, cada estrutura é pensada na qualidade em saúde que a população de Campo Mourão e região merece.
Localizada na região Centro-Oeste do Paraná, e com mais de 95 mil habitantes (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), a cidade de Campo Mourão abriga a sede da cooperativa há 32 anos. Acostumada à boa colheita que o cooperativismo traz, a comunidade regional já viu – e verá ainda mais – a expansão da Unimed na cidade, não somente colaborando com a melhoria do setor de saúde, mas também na geração de empregos e, consequentemente, na ampliação econômica e sustentável.
Desde 2021, o médico infectologista e hiperbárico Rodolfo César Visoni Poliseli, presidente da Unimed Campo Mourão, está à frente dos trabalhos da cooperativa e conta com uma equipe – de todos os níveis hierárquicos – engajada e, de acordo com o presidente, “comprometida com a vida e com as demandas da nossa sociedade”. Poliseli também atuou como chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.
Nesta entrevista com o presidente da Unimed Campo Mourão foram abordados os principais destaques dos últimos anos que mostraram como a cooperativa cresceu e ainda visa expandir seus atendimentos em saúde. Confira abaixo!
Quais serviços que a Unimed Campo Mourão pretende ampliar nos próximos meses? O que o senhor destacaria desses serviços?
A nossa cooperativa está passando por um processo de expansão muito grande. Recentemente, adquirimos um novo imóvel que será a nova unidade de assistência à saúde, com posto de coleta laboratorial, além de abrigar terapias especiais e alguns serviços da Atenção Personalizada à Saúde, modelo do nosso novo plano Cuide +. Além disso, o nosso Hospital Unimed, no Centro da cidade, está em fase final de ampliação para unificar o Pronto Atendimento, a partir do final de março, e funcionar 24 horas, todos os dias da semana. E, claro, a construção do novo Hospital Unimed – uma obra que será dos próximos anos – e que simboliza a união de forças de todos da cooperativa. No geral, é perceptível que a Unimed Campo Mourão vem investindo forças e capital econômico em nossa rede própria, para melhor atender toda a comunidade que confia e vê em nossa cooperativa o verdadeiro sentido de cuidado.
De que forma esses serviços devem impactar a comunidade da região – tanto a curto, médio e longo prazos?
Todos esses serviços que falei anteriormente vêm para suportar a crescente demanda em saúde e tratamentos nos 14 municípios que a Unimed Campo Mourão atua. E estão sendo estruturados justamente para proporcionar novos e melhores serviços para a nossa população, para que não seja necessário se deslocar para outras cidades em busca de tratamentos que a gente tem condições de ofertar e com qualidade. Por isso, estamos investindo não só na estrutura física, mas também na capacitação de nossos colaboradores para prestarem um serviço mais humanizado, melhor e mais próximo da realidade de quem nos procura. Ou seja, a comunidade vai perceber como, na verdade já vem percebendo, a nossa cooperativa está realmente comprometida com a vida e com as demandas da nossa sociedade.
Qual a sua percepção com relação ao retorno da comunidade de Campo Mourão e região em cada entrega da cooperativa?
Comprometimento e respeito com o próximo. É dessa forma que eu acredito que as pessoas olham para a Unimed Campo Mourão e enxergam o nosso legado aqui na cidade e na região. A decisão de expandir os nossos serviços, por exemplo, é reflexo disso: compreender que as pessoas da nossa região merecem e precisam ser cuidadas e respeitadas em suas mais diversas acepções. E a nossa cooperativa trabalha para isso.
O que se confirma por meio de índices e indicadores. Em 2021, por exemplo, recebemos nota máxima no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), atingindo o percentual com mais de 93% dos nossos beneficiários classificando os serviços da Unimed Campo Mourão como bom ou muito bom.
Mesmo após dois anos do início da pandemia, de que forma o senhor avalia a expansão da Unimed Campo Mourão – levando em consideração todas as dificuldades e os desafios enfrentados nesse período?
Esse período pandêmico, no qual a gente ainda se encontra, veio para potencializar o poder da ação humana, de todos juntos em busca de um bem comum: vencer o vírus. A expansão da Unimed Campo Mourão nesses dois últimos anos se deu justamente por conta disso. Olhamos para a real situação de nossa comunidade e fomos encontrando meios de entregar a melhor medicina, o melhor cuidado, a melhor prevenção. E isso fizemos juntos, desde os colaboradores administrativos até aqueles que estavam – e continuam – na linha de frente do combate ao coronavírus. Nós encontramos, juntos, forças para inovar em nossos serviços. Portanto, a expansão da Unimed Campo Mourão, mesmo em meio à pandemia, vem para mostrar que os princípios do cooperativismo estão, verdadeiramente, intrínsecos em cada colaborador e em cada tomada de decisão da nossa cooperativa.
Como o cooperativismo – independentemente do tipo de cooperativa – pode atender as demandas relacionadas às questões sociais e econômicas de uma comunidade?
Como disse anteriormente, a Unimed Campo Mourão vem ampliando os seus serviços porque fazemos isso juntos. E é assim que eu vejo que o cooperativismo atua nas comunidades: unidos por um objetivo comum. Por isso que é necessário olhar a sociedade como um todo. Nós, da Unimed Campo Mourão, não podemos somente olhar para a nossa região e achar que as pessoas só precisam de atendimento médico. Uma sociedade precisa muito mais do que isso, porque saúde está para além da medicina. Uma sociedade saudável precisa de uma educação social e cidadã de qualidade, precisa de informações pertinentes e de qualidade, precisa de estímulos para a prática de esportes, precisa de cultura e precisa de meio ambiente preservado. O cooperativismo, em seus diversos ramos de atuação, deve promover isso. Deve estar comprometido com a sociedade, pois é ela quem, de algum modo, forma a cooperativa. E, mais uma vez eu reitero isso, a sociedade precisa estar unida em prol dela mesma.
Veja também: Cooperativismo e comunidade: história de sucesso da Unimed Londrina
Confira mais matérias das Singulares:
A importância de uma saúde acessível para a comunidade
Cooperativismo e comunidade: história de sucesso da Unimed Londrina