Foco e qualidade na gestão são reconhecidas no Norte Pioneiro-PR
Nos últimos anos, a Singular conquistou diversas certificações que comprovam a evolução na forma de administrar da cooperativa
A Unimed Norte Pioneiro-PR está aperfeiçoando cada vez mais a sua gestão. Os bons resultados se refletem nos certificados conquistados recentemente pela cooperativa, como as certificações ISO 9001:201 e RN 277 e o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade. O foco na gestão teve início há pouco mais de três anos e vem trazendo grandes resultados, tanto interna quanto externamente.
“Quando inicíamos não tínhamos nenhum procedimento descrito ou formalizado, tivemos que primeiramente implantar uma grande mudança cultural, cujo resultado hoje são os grandes selos que possuímos”, comenta Antônio Vendramin Filho, diretor-presidente da Unimed Norte Pioneiro.
A conquista mais recente e inédita da Singular é o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil, e obtido entre julho e agosto de 2018. Esta edição contou com a participação de 182 Unimeds, o que representa mais de 50% das Singulares que compõem o Sistema.
Trabalho
Para Vendramin, o Selo demonstra a maturidade da equipe de colaboradores e na gestão da Singular. Ele conta que nos últimos anos a Unimed estreitou o relacionamento com seus públicos, trabalhou fortemente nos quesitos de qualidade e governança, assim como em projetos voltados à atenção à saúde, à responsabilidade social, ao relacionamento com cliente e cooperado, entre tantos outros.
“Nas últimas avaliações sempre conquistamos a modalidade prata e, pela primeira vez, conseguimos o ouro. Temos certeza que estamos no caminho certo e trabalhando, dia a dia, para melhoria contínua”, ressalta.
Para o diretor-presidente, prêmios e certificações são ferramentas valiosas que permitem identificar e priorizar ações essenciais e inovadoras. Porém, a cooperativa já descobriu o segredo para progredir ainda mais nessa área: fortalecer os líderes. A Singular acredita que bons líderes fomentam e impulsionam toda a equipe. Além disso, também vem investindo na qualificação dos colaboradores.
Outro ponto que merece destaque é o fato de a cooperativa buscar garantir a satisfação de todos os públicos, preocupação que se reflete em selos como ISO 9001:2015, que é uma certificação operacional que reconhece o atendimento íntegro, profissional e imparcial da operadora de saúde.
“Para os cooperados, ter a ISO significa que a cooperativa tem seus processos íntegros, confiáveis e que os clientes estão tendo atendimentos de qualidade”, explica Vendramin.
O cenário favóravel quando se trata de eficiência na gestão só estimula a cooperativa, que tem vários projetos para o futuro nessa área. Entre eles, está o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), em parceria com a Federação, que tem como objetivo aprimorar a gestão por parte das lideranças, assim atingindo toda a pirâmide organizacional
“Trabalharemos ainda mais os aspectos de qualidade, pois logo teremos novidades na RN 277 e queremos aprimorar o relacionamento com nossos clientes em 2019”, revela Vendramin.
PERFIL
• Cooperados: 170
• Beneficiários: 14.321
• Colaboradores: 83
• Área de atuação: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatigá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Sengés, Siqueira Campos, Wenceslau Braz