Gerenciamento do tempo é excelente aliado para uma vida saudável

image description

Gerenciamento do tempo é excelente aliado para uma vida saudável

“Não tenho tempo para nada”. Essa frase se tornou comum para a maioria das pessoas e não é à toa. Na velocidade que as coisas têm se alterado em nossos tempos, parece quase impossível conciliar todas as atividades do dia em apenas 24 horas: é trabalho, estudo/atualização profissional, família, lazer, atividade física, sono regular, alimentação saudável, vida social, enfim. O desequilíbrio que resulta disso afeta diretamente na saúde gerando, a médio e longo prazos, doenças cardiovasculares e emocionais. É preciso organização para uma vida mais saudável e o gerenciamento do tempo é o melhor aliado nessa busca.
A escritora e consultora Martha Gabriel explica que as tecnologias podem ser utilizadas para facilitar nossa vida. “A mesma tecnologia que nos sobrecarrega com excesso de informações e demandas também pode trabalhar a nosso favor. Qualquer que seja sua necessidade, alguém já passou por isso em algum momento, e pode ser que tenha um aplicativo, um site, algo na internet que solucione isso para você”.
Existem muitas dicas que podem auxiliar nesse processo, trazendo impactos positivos na saúde. Para isso, é necessário ter em mente o que se quer. “Quem eu sou? O que eu faço bem? O que eu quero entregar para as pessoas? É do básico que conseguimos descobrir o que precisamos fazer e que tecnologia podemos usar para isso”, explica Martha.

Elencar prioridades também é fundamental. Se haverá uma data comemorativa na família, por exemplo, é possível bloquear a agenda no consultório naquele momento ou trocar o plantão com um colega? O valor financeiro que iria ser ganho naquela data é extremamente necessário? Ele pode ser obtido em outro momento?
Para deixar isso mais claro, há diversas ferramentas de gestão que podem ser utilizadas no planejamento do nosso dia a dia. Existem vários modelos que reúnem um conjunto de perguntas que vão nortear as pessoas e a utilização dos recursos, como por exemplo: O que será feito? Quando será feito? Onde será feito? Por que será feito? Quem o fará? Como será feito?
A rotina médica pode ser extremamente intensa, desde o período acadêmico, com grandes demandas de trabalho, estudos e atualização profissional frequente. Segundo dados da Associação Médica Paranaense e do Conselho Federal de Medicina, a classe médica é uma das mais propensas a desenvolvimento de transtornos mentais devido às características da profissão.
Um cenário frequente, observado pelas enfermeiras que fazem o contato para o Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas (PGDC) da Unimed Paraná, é a falta de tempo do médico para cuidar de sua saúde.
A coordenadora da Gestão de Crônicos e Saúde e Fatores de Risco da Unimed Paraná, Ângela Mendes, ressalta que a administração do tempo é uma forma de cuidado com a saúde. “Negligenciar o cuidado com a saúde, não ter tempo de lazer e viver estressado são fatores que podemos associar a diversas doenças que acometem os médicos. Incorporar na rotina diária o cuidado com sua saúde, momentos de lazer e em família, podem funcionar como parte da terapia para uma melhor qualidade de vida”, comenta.
O Plano de Assistência ao Cooperado possui hoje vários Programas de Atenção à Saúde com o objetivo de auxiliar os médicos a gerenciarem sua saúde periodicamente.

20 segundos fazem a diferença (para o bem e para o mal)

Uma vida mais saudável envolve a mudança de hábitos e há diversas ferramentas, aplicativos, cursos, itens e profissionais que podem auxiliar nesse processo. O livro O jeito Harvard de ser feliz (The Happiness Advantage), de Shawn Achor, traz um truque bem simples: a regra dos 20 segundos. Basicamente, a ideia é utilizar 20 segundos para facilitar ao máximo a execução de novos hábitos positivos e/ou para criar empecilhos para os hábitos ruins. “Se você puder fazer o novo hábito ficar de 3 a 20 segundos mais fácil de começar, suas chances de realmente fazer aumentam drasticamente. E você pode fazer o contrário com hábitos negativos. Tem assistindo a muita televisão? Apenas tire as pilhas do controle remoto criando um atraso de 20 segundos e isso vai reduzir a quantidade de horas de televisão assistidas”, destaca o autor. Isso ocorre porque quanto mais etapas temos para fazer alguma coisa, mais difícil é fazermos. Então reduza ao máximo a quantidade de passos para colocar em prática os novos hábitos. E crie passos adicionais e dificuldades para os hábitos que você quer eliminar. O mapa ao lado ilustra trajetos do nosso dia a dia com sugestões de como deixar bons hábitos mais próximos da realização. São trajetos que podem ser feitos a pé, alimentos saudáveis que podem ser levados para não recorrer a fast foods na hora da fome no plantão, entre outros. Faça o seu mapa e pense quais hábitos quer deixar de ter e quais quer adquirir. Se colocar as dicas em prática, conte para nós pelo e-mail assessoriadeimprensa@unimedpr.coop.br.

Reunimos algumas dicas de especialistas para ajudar no planejamento

1. Estabeleça um momento para organizar sua rotina:
O que você quer fazer no dia, na semana, no mês ou até no ano?
2. Entenda como vai cumprir e quanto tempo leva
para cada aspecto da sua lista
3. Estabeleça prioridades
4. Analise o impacto dessas ações nos âmbitos pessoal, profissional e financeiro e trace um plano para conciliar com qualidade todas essas esferas, pois elas são interligadas e a união delas resulta na sua saúde e na das pessoas ao seu redor.
5. A distância entre o sonho e a conquista é a realização.Busque no exemplo de pessoas de sua admiração, ações que possam inspirá-lo

SHARE