HGU aplica técnica moderna em correção de escoliose

Cirurgia realizada no HGU em adolescente com escoliose permite maior correção da deformidade da coluna

Na última semana, o Hospital Geral Unimed (HGU) realizou uma cirurgia para correção de deformidade em um adolescente de 15 anos, que apresentava quadro grave de escoliose idiopática do adolescente (EIA).

Leia também: HGU está equipado com quarto para parto humanizado

É normal a coluna vertebral apresentar certo grau de curvatura. No caso da escoliose, a coluna apresenta curvaturas anormais e, na EIA, a curvatura se apresenta superior a 10 graus. A deformidade pode afetar o alinhamento do corpo e o equilíbrio.

A cirurgia de correção já é consolidada na ortopedia. Mas, de acordo com o ortopedista Dr. Francisco Caldeira, o diferencial do procedimento realizado no HGU contou com um aprimoramento na técnica cirúrgica, com a utilização de implante que permite a correção da deformidade sem necessidade de imobilização pós-cirúrgica no paciente.

“O diferencial desta cirurgia foi a utilização de material de implante de última geração com um poder de correção maior das deformidades, com maior simplicidade e segurança. Foi feita a correção por meio de cirurgia aberta e colocação de implantes metálicos. Toda cirurgia é realizada com monitorização neurológica, oferecendo segurança ao procedimento em eventuais complicações”, explica o médico

Após a colocação desses implantes, são feitas manobras de correção da deformidade para resultar no alinhamento da coluna, acarretando no desaparecimento da escoliose aparente.

O procedimento durou cerca de seis horas e contou com a presença do Dr. Luis Eduardo Munhoz da Rocha, ortopedista Pediátrico e cirurgião de coluna renomado nacional e internacionalmente; dos ortopedistas Dr. Francisco Henrique Caldeira e Dr. Cláudio Mattos; do anestesista Dr. Cesar Bandeira; do neurocirurgião Dr. Romero de Castro Vieira; além das equipes de enfermagem do centro cirúrgico do HGU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *