Em maio, comemora-se o Mês da Enfermagem e, para simbolizar a valorização dos profissionais da área, o Hospital Geral Unimed promoveu uma semana especial de atividades.
Leia também – É ouro! Unimed Paraná é acreditada, mais uma vez, em nível 1
Entre os dias 8 e 12 e maio, as equipes puderam participar de atividades como sessão de beleza, massagem relaxante e dinâmicas de conhecimento, com brincadeiras lúdicas. A programação contou também com sorteio de brindes, cardápio especial no almoço e jantar, e um ‘Correio da Gratidão’, em que colaboradores do hospital escreveram homenagens aos colegas da enfermagem. As mensagens foram expostas no refeitório da instituição.
Cerca de 250 colaboradores participaram das ações. Além da valorização dos profissionais da área, o intuito da Semana da Enfermagem foi proporcionar momento de relaxamento e diversão e discutir vários temas relacionados à assistência.
Para Luciane Zanetti, gerente assistencial do HGU, os profissionais de enfermagem são um dos principais protagonistas do cuidado e atenção ao paciente e aos familiares devido à dedicação ininterrupta. “A presença dele é contínua 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias no ano. E, por esta condição, são profissionais que permanecem empenhados, competentes, responsáveis e capacitados em garantir um tratamento e recuperação de forma humana e empática. A equipe do HGU representa com muita vontade e dedicação atender aos pacientes de forma que eles se sintam acolhidos, respeitados e bem cuidados”.
Karen Follman participou de todas as atividades da semana e acredita que falar sobre as rotinas diárias de forma criativa ajuda a reforçar o trabalho desenvolvido. A enfermeira acredita ter sido escolhida pela profissão, que a permite estar à frente dos cuidados nas mais diversas situações.
“Engloba não apenas as pessoas com a saúde debilitada, estamos presentes nos momentos mais lindo também, como no nascimento, Enfermagem é um dom. Nós merecemos ser valorizados diariamente, pois dedicamos nossas vidas em favor de outras, somos, muitas vezes, a família do paciente, estamos presentes desde o primeiro choro ao último suspiro. Eu amo ser enfermeira e espero que possa, diariamente, ser a melhor possível pelos meus pacientes”, orgulha-se.
A técnica de enfermagem Luzemar Bezerra, também participou das atividades e conta que buscou “uma profissão que pudesse ajudar as pessoas. A nossa categoria é aquela que está mais próxima do paciente e que presta todo o cuidado para a recuperação dele”.
Sobre o Mês da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem, e Dia do Enfermeiro, é comemorado em 12 de maio dia do aniversário de Florence Naghtingale, enfermeira inglesa que fundou a enfermagem moderna e foi pioneira no tratamento de feridos de guerras. O Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem é celebrado em 20 de maio, data de falecimento de Anna Nery, primeira enfermeira brasileira, que se dedicou aos soldados na Guerra do Paraguai.
No Brasil, entre essas datas, as instituições de saúde e conselhos de classe promovem a Semana da Enfermagem para homenagear os profissionais. Segundo a gerente assistencial do HGU, é importante também que toda a sociedade entenda o valor do trabalho da enfermagem no contexto do cuidado.
“Desde de sempre, a enfermagem tem uma atuação incondicional na promoção e prevenção à saúde, se dedicando com amor e carinho no cuidado prestado no momento de maior fragilidade de uma pessoa que busca tratamento. É importante que a sociedade entenda que o profissional de enfermagem que escolhe esta profissão foi impulsionado pelo dom de ajudar ao próximo. A data é mais que merecida para homenagear aqueles que, com suas contribuições, fazem a vida das pessoas uma prioridade”, finaliza Luciane.
Fonte: Unimed Ponta Grossa