Unimed Pato Branco inaugura Centro de Oncologia com profissionais altamente qualificados e foco no conforto dos pacientes

Além do medo e de muitas dúvidas, pacientes oncológicos ainda têm que lidar com tratamentos cansativos e desgastantes. Imagine, então, passar por tudo isso e ainda ter que viajar longas distâncias para receber a medicação. Para tornar esse processo mais leve para seus beneficiários, a Unimed Pato Branco realizou um sonho antigo e inaugurou seu próprio Centro de Oncologia.

“O Centro é resultado de uma sequência de estudos feitos há pelo menos oito anos. Em gestões passadas, já tinham sido levantados dados mostrando a necessidade de se ter um local que acolhesse e tratasse adequadamente os pacientes oncológicos, já que a maioria estava optando por fazer o tratamento fora da cidade. Isso veio amadurecendo e, nesta gestão, foi possível”, conta Álvaro Cesar Cattani, diretor de Provimento de Saúde da Singular.

Álvaro Cesar Cattani, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Pato Branco
Reprodução/Unimed Pato Branco

Três médicos com experiência oncológica, duas enfermeiras e uma farmacêutica especializadas em oncologia, além de uma nutricionista e uma psicóloga, formam a equipe responsável pelo atendimento diferenciado. O médico Alan Felipe Bello Secco enfatiza que a proposta é priorizar o máximo possível o atendimento humanizado, e acolhedor, possibilitando um entendimento integral do paciente.

Leia mais: Unimed Pato Branco inaugura unidade do CAS em São Lourenço do Oeste

“A estrutura é nova e acolhedora, pensada para receber o paciente da melhor maneira possível e dar conforto durante todo o período da infusão. Foram pensados os mínimos detalhes, desde a chegada do paciente, até a alimentação. Tudo para oferecer o melhor”, reforça.

O Centro de Oncologia dispõe de três poltronas e um leito e pode atender diversos pacientes no mesmo dia, dependendo do tipo de infusão. No espaço, são realizados a manipulação de quimioterápicos e tratamentos oncológicos e imunoterápicos, e hormonioterapia.

“Um dos grandes diferenciais do Centro é a área de manipulação. Foi tudo feito dentro das normas municipais e estaduais, com muito cuidado para que a manipulação seja feita da melhor maneira para evitar a contaminação dos medicamentos e garantir a segurança de todo mundo que está ali trabalhando”, comenta o médico.

Para Scheila Pallaoro, gerente de Promoção e Assistência à Saúde da Singular, o Centro de Oncologia é uma grande conquista para a Unimed e para a região Sudoeste do Paraná porque dá a oportunidade de o paciente ser atendido perto de sua casa e de seus familiares, proporcionando uma assistência integral.

“Aqui nossos pacientes podem contar com uma estrutura aconchegante, uma equipe acolhedora. A gente preza muito pela humanização e pelo atendimento de qualidade. O atendimento é humanizado para que o paciente tenha o melhor tratamento possível nesse ciclo, pois é um momento em que a pessoa ainda está na fase de aceitação da doença e a família está fragilizada”, acrescenta.