Investimento em atendimento de qualidade impulsiona Unimed Norte Pioneiro-PR

A Unimed Norte Pioneiro-PR tem investido fortemente em processos de qualificação e no aumento do número de serviços próprios

A busca pela melhoria contínua envolve múltiplos fatores, como a análise crítica do cenário, o aprendizado constante e o engajamento de diferentes públicos em prol do crescimento de todos. Quando falamos em cooperativismo, essa necessidade é ainda maior, uma vez que todos os serviços englobam a comunidade no qual estamos inseridos. Para a Unimed Norte Pioneiro-PR, crescer é sinônimo de qualificação constante, entregando serviços de excelência aos clientes e à sociedade.

Leia também: Atendimento especializado para pacientes oncológicos

Com foco no crescimento operacional e assistencial, a cooperativa tem investido fortemente em processos de qualificação e no aumento do número de serviços próprios. Ao longo dos seus 37 anos de história, com sede em Jacarezinho, a Unimed Norte Pioneiro-PR tem atuação nas cidades de Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Presidente da cooperativa desde 2017, após diferentes passagens como superintendente, o ortopedista e traumatologista Antônio Vendramin Filho reforça a importância que a comunidade tem em todas as decisões da cooperativa. Conforme o presidente, o objetivo é ofertar o melhor cuidado a todos os públicos que se relacionam com a organização, sejam ou não clientes do plano de saúde. Confira, abaixo, a entrevista completa com o médico sobre o investimento feito nos últimos anos!

Ortopedista e traumatologista Antônio Vendramin Filho, presidente da Unimed Norte Pioneiro-PR

Como a cooperativa tem investido nesse crescimento operacional e assistencial?

A cooperativa tem enxergado à distância, investindo principalmente na qualidade do atendimento, na medicina preventiva e estruturado as operações administrativas para ter otimização nos processos. Isso quer dizer que conseguimos agilizar internamente tudo que envolve processamento, contribuindo para o andamento geral e entregando os passos finais com mais rapidez. Tais ações refletem na satisfação dos nossos clientes e cooperados, que conseguem ter autorizações ou retornos mais rápidos. No âmbito assistencial, temos investido em estruturas de atenção personalizada à saúde, que provê prevenção e cuidado ao mesmo tempo.

Como esses investimentos têm impactado a comunidade que a cooperativa abrange?

A comunidade é pilar integrante dos princípios do cooperativismo. Tudo que fazemos, levamos em consideração o ambiente em que estamos inseridos. Então, principalmente nas ações que envolvem a responsabilidade social e decisões que envolvem serviços de saúde, sempre pensamos: “O que a comunidade e nossos clientes ganham com isso?”. Assim, conseguimos trabalhar as necessidades da organização e acrescentar positivamente pontos que favoreçam as pessoas como um todo. Um grande exemplo é nossa clínica de vacinas, um serviço próprio nosso que não atende somente clientes do plano. Oferecemos descontos, parcelamentos facilitados para todos tenham a oportunidade de se cuidar.

Quando um serviço próprio novo é lançado, qual a maior preocupação da Unimed Norte Pioneiro no que tange a comunidade?

A maior preocupação da Unimed sempre foi o cuidado. E sempre vai ser. Nos preocupamos se o cliente e a comunidade serão bem atendidos, se a solução procurada foi obtida. Além disso, nos preocupamos com os locais nos quais estamos inseridos, ajudando a cuidar também dos ambientes.

Qual o papel que uma cooperativa de saúde tem em relação ao local em que está inserida, considerando questões como a comunidade, meio ambiente e economia regional?

O cooperativismo é muito forte em nossa região e um dos pilares é o cuidado com a comunidade. Temos ações estruturadas de apoio às cidades da nossa área de ação, em todos os setores, como plantio de árvores, campanha do agasalho e doação de cobertores, apoio aos eventos sociais e ambientais, envolvendo inclusive o poder público, como universidades e empresas. Apoiamos programas de saúde mental, temos programa de descartes ecológicos entre muitas outras ações. Então, a comunidade, no geral, não é somente mais um público.  Ela está inserida em todas as nossas decisões e preocupações.