Jeito de Cuidar: Paciente oncológica relata experiência na Unimed Paranaguá

Diagnosticada com câncer de mama, Carla agradece os colaboradores da Unimed Paranaguá e fala sobre o carinho que recebeu durante o tratamento

Paciente do Centro de Oncologia Litoral Unimed relata sua experiência desde o diagnóstico até o decorrer do tratamento. Carla foi diagnosticada com câncer de mama em janeiro deste ano e ressalta a importância que a Unimed teve em sua vida. Clique aqui para ver o vídeo e confira a entrevista abaixo.

Como você se sentiu ao receber o seu diagnóstico?

Carla: No início meu mundo caiu, estava gestante de 37 semanas e o que se passava na minha cabeça era: “Será que eu vou ver meu filho crescer?”. Essa era minha maior preocupação, assim como a queda do cabelo, que me deixava muito tensa, pois não sabia como as pessoas iam reagir. Eu estava preocupada com os outros e não com meu bem-estar. Até que assumi minha careca e tá tudo bem.

E como você se sentiu durante o tratamento?

Carla: Se eu disser que é fácil, estarei mentindo. O mal-estar e os efeitos colaterais do tratamento são cruéis. Mas temos que aprender a conviver e saber que estamos tendo uma nova oportunidade. Quando comecei o tratamento, percebi que podemos passar pelas dificuldades, porque em nós há uma força incrível, basta querer. Buscar inspiração em algo que te fortalece e seguir em frente.

Diante disso tudo, qual foi o papel da Unimed na sua história?

Carla: Um dos principais. Como o tumor estava em estágio avançado, o tratamento deveria ser iniciado rapidamente, pois o risco de metástase era alto. As liberações foram feitas em pouco tempo e tivemos agilidade em todo o processo. Não tivemos nenhuma negativa, tanto na liberação dos procedimentos como no fornecimento dos medicamentos. A equipe está de parabéns!

Qual mensagem você deixa para as pessoas que estão passando pela mesma situação que você passou?

Carla: Que não desistam. É uma caminhada longo e árdua, mas precisa ser feita. Tenha certeza que você não está sozinho(a). Viva um dia de cada vez e lembre-se que tudo passa. E pode ter certeza que depois de tudo isso, você será uma nova pessoa. Não se desespere por antecipação, tenha paciência, as coisas vão acontecer no tempo certo.

Fonte: Unimed Paranaguá

Leia também: Jeito de Cuidar: uma forma de aproximar e cuidar