Líbero Saúde: implantação remota agilizou processo

Implantação do Líbero Saúde, software próprio da Unimed Paraná para facilitar a gestão de dados clínicos em recursos próprios, foi feita remotamente

Em 2019, quando as palavras “pandemia” e “distanciamento social” ainda não faziam parte do nosso dia a dia, a Gestão de Atenção à Saúde (GEAS) da Federação tomou uma decisão que viraria tendência nos anos seguintes: trocar o presencial pelo remoto. Foi assim com a implantação do Líbero Saúde, software próprio da Unimed Paraná para facilitar a gestão de dados clínicos em recursos próprios. Durante a fase de planejamento da ferramenta, ficou decidido que em vez de os consultores irem pessoalmente às Singulares, toda a instalação e treinamento dos colaboradores seria feita a distância, dando mais agilidade ao processo e flexibilidade às cooperativas.

“A estratégia se mostrou extremamente acertada, tanto pela eficiência com que o processo está sendo conduzido quanto pela viabilidade de seguir o cronograma mesmo com a pandemia”, afirma o gerente de Atenção à Saúde da Unimed Paraná, Halsey Costa Resende.

Para capacitar os colaboradores das Singulares, foram disponibilizadas videoaulas explicando todas as funcionalidades do programa e a forma de utilização. No total, são mais de 20 horas de treinamentos, que ficam à disposição das Unimeds para consulta.  “Esse material pode ser utilizado a qualquer momento, inclusive para treinamento de novos colaboradores e reciclagem das equipes”, disse Halsey.

A Federação também promoveu aulas virtuais ao vivo para que os colaboradores das Singulares tirassem dúvidas sobre o software. O método foi aprovado pela diretora-presidente da Unimed Francisco Beltrão, Wemilda Marta Fregonese Feltrin.

“Os treinamentos virtuais e os vídeos disponibilizados na TV Unimed foram fundamentais para o entendimento e a utilização da plataforma”, afirmou a médica. Wemilda disse também que, por ser rápido e prático, o software melhorou muito o trabalho da cooperativa. “A equipe está muito satisfeita com o Líbero. O programa foi muito esperado”, conta. 

O Líbero Saúde foi implantado na Federação em julho de 2020 e, em outubro, passou pelo processo de homologação. “Isso permitiu corrigir problemas e melhorar processos de maneira muito ágil, sem prejudicar a operação das Singulares”, afirma Halsey. O software já foi implantado em sete Singulares e está em fase de implantação nas Unimeds Apucarana, Pato Branco, Norte do Paraná, Norte Pioneiro e Costa Oeste.

Sobre o Líbero Saúde

O Líbero Saúde chegou para complementar a Família Líbero, que já contava com  o Líbero Autorizador, Líbero Agenda e Líbero Médico. Seu uso possibilita o acesso às informações de saúde dos pacientes de forma padronizada e centralizada em um só lugar, agilizando o atendimento dos beneficiários, melhorando a resposta aos tratamentos e a qualidade da assistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *