O uso e abuso de substâncias psicoativas é uma prática que percorre a história da humanidade. De acordo com dados do 3º Levantamento Nacional sobre Uso de Drogas pela População Brasileira, cerca de 15 milhões de pessoas já utilizaram algum tipo de droga, lícita ou ilícita.
Veja também – Dependência: vídeo explica tipos, como funcionam e como identificá-las
Sob diversos aspectos, pode ser considerado um problema de saúde pública. Nesta Conversa Ampla, o psicólogo Fernando Simonetti explica como o tratamento e acolhimento de usuários mudou ao longo dos anos. Ele destaca a importância do atendimento personalizado, focado nas características de cada sujeito. Simonetti complementa citando a importância do apoio e cuidado com os familiares.
Confira no YouTube ou no Spotify.
Dicas sobre o tratamento contra o uso de drogas
– O tratamento da toxicomania envolve trabalhar individualmente com cada usuário. O caso precisa ser avaliado e a abordagem terapêutica deve ser exclusiva. Não se pode fazer generalizações. O que serve para uma pessoa, não necessariamente vale para o outro;
– Se for o caso, considerar a hipótese de internamento. Porém, é fundamental escolher e conhecer muito bem a clínica. Quem são os profissionais, como é a abordagem e pesquisar referências de sua confiança;
– O apoio da família é essencial. Ela precisa dar e receber acolhimento para colaborar no tratamento. Porém, as abordagem terapêuticas precisam e devem ser diferenciadas.