Não posso trabalhar e não tenho fundo de reserva. E agora?

Nesta semana, a Uniprime aborda a importância de se planejar financeiramente para ter ao menos um fundo de reserva para alguma emergência

Planejar o futuro, essa é a palavra de ordem! Muitas pessoas pensam que para planejar seu futuro, deverão abrir mão de prazeres e certas realizações momentâneas. É claro que para o nosso cérebro, o prazer da realização imediata é muito maior do que a sensação de poupar para o futuro.

Leia também: Saiba como moldar seus hábitos financeiros

Planejar significa pensar nas diversas formas de utilizar seu dinheiro garantindo as realizações momentâneas e um futuro sem sobressaltos. Significa também aproveitar o melhor da vida com segurança. Por isso, você precisa fazer reservas de diferentes finalidades e logo investidas e pensadas de formas diferentes. Mas e quando não temos essas garantias ou um fundo de reserva formado? E quando você é um profissional autônomo que depende de estar bem e se manter produtivo para o seu sustento? E se você sofre um acidente que o incapacite de trabalhar? Essas incertezas têm de ser avaliadas e precificadas.

Seguro pode oferecer renda emergencial

Uma alternativa para auxiliar no seu planejamento, como falamos nas semanas anteriores, é a contratação de seguros que tenham finalidades específicas de sanar esses tipos de risco. Certo, mas o que fazer quando tenho meu ganho interrompido, seja por doença ou incapacidade temporária, e ainda não formei minha reserva de emergência? Você sabia que existe um seguro que pode contratar para obter uma renda exatamente para esses casos? 

É isso mesmo, é o Seguro de Incapacidade Temporária, conhecido como DIT (Diária de Incapacidade Temporária), SERIT (Seguro de Incapacidade Temporária), entre outros nomes.

Basicamente o que você tem que entender é que você contratará uma renda que ficará disponível para suprir um imprevisto com cobertura por até um ano. Essa garantia poderá te ajudar e muito em momentos de dificuldades, principalmente se você ainda não tem uma situação financeira estável ou uma reserva de emergência com liquidez, que lhe garanta tranquilidade até que você se reestabeleça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *