Nextapp: o futuro dos aplicativos de saúde

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Ilustração/Freepik

Evento debate soluções tecnológicas para aplicativos de saúde dentro da experiência do cliente

Você imagina sua vida, hoje, sem nenhum aplicativo instalado no celular? Essa situação, claro, não é impossível. Contudo, é nítido que um cenário sem apps e ferramentas digitais seria muito menos ágil e intuitivo, ainda mais em um mundo cada vez mais conectado e acelerado como o que vivemos. E, se falarmos de tecnologia na saúde, essa hiper conexão se mostra ainda mais presente: seja na liberação de um exame, no monitoramento cardíaco presente nos smartwatches, ou, então, na facilidade em agendar e cancelar consultas sem precisar falar com ninguém, apenas selecionando alguns itens no menu do plano nos aplicativos de saúde.

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No entanto, não adianta ter todas as facilidades na palma da mão e elas não se integrarem. Afinal, quem nunca passou pela frustração de mexer em aplicativos complicados, que demoram a carregar ou que mais atrapalham sua experiência tecnológica? Com esse foco no futuro da tecnologia na área da saúde, a Univision – empresa de soluções tecnológicas – promoveu o NextApp: Rumo à próxima geração de aplicativos de saúde. O objetivo do encontro foi reunir clientes, parceiros e especialistas em saúde digital para cocriar soluções inovadoras para o App do Cliente, que foi idealizado pela Univision e hoje já conta com mais de 2 milhões de beneficiários ativos na plataforma.

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Rubens Rodrigues Junior: o aplicativo é um case de sucesso da empresa e soma, aproximadamente, 1,2 milhão de acessos mensais – Divulgação/Unimed Paraná

O aplicativo é um case de sucesso da empresa, e soma aproximadamente 1,2 milhão de acessos mensais, com 64% de engajamento. “Isso significa que 64% de todos os beneficiários da carteira baixaram o aplicativo, o que é um recorde nacional”, destacou Rubens Rodrigues Junior, superintendente da Compar e CEO da Univision. Na abertura de evento, o diretor Administrativo e Financeiro da Federação Alexandre Bley também ressaltou a importância dos aplicativos de saúde dentro da gestão. Essa necessidade está ligada diretamente à experiência do cliente, que busca soluções práticas e ágeis para os problemas cotidianos. O cenário da saúde, inclusive, tem movimentado cada vez mais a economia, levando 77% dos brasileiros a investirem mais em produtos e serviços que, de alguma maneira, ofereceram um cuidado melhor com a saúde e o bem-estar. “Atualmente, o mercado não é mais construído por uma concorrência de empresa versus empresa, mas sim de ecossistema contra ecossistema”, disse Bruno Pina na palestra Tendências em Experiências em Saúde.

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Bruno Pina durante o último NextApp – Divulgação/Unimed Paraná

E, quando falamos sobre o futuro, é importante pontuar que as previsões têm mudado. Antes, eram elencadas tendências para 5 e 10 anos. Porém, com soluções cada vez mais aceleradas, tais previsões são mais curtas e englobam um ou dois anos, no máximo. Para 2023, a Forbes traz cinco tópicos que estão movimentando o setor: inteligência artificial, saúde remota, saúde de varejo, dispositivos médicos vestíveis (wearables) e a saúde personalizada. “Essa busca por tendências mais previsíveis, a curto prazo, é um efeito da pandemia, e possibilita uma ação mais rápida dentro da tecnologia”, explicou Pina.

Dentro desse cenário futuro, há o reforço da necessidade de olhar de forma direta para a jornada do paciente dentro do ambiente de saúde. Isso envolve a promoção de ferramentas conectadas, a inovação da experiência, a busca por novas tecnologias voltadas para a otimização no tratamento dos dados, entre outras estratégias elencadas pelo palestrante. “O cliente, de uma maneira ou outra, sempre fala o que precisa. Está mais do que na hora de ouvi-lo de forma integrada, solucionando dores. É importante entender que precisamos nos adaptar ou sofreremos”.

E, quando falamos sobre as dores do cliente, não há como negar que elas impactam diretamente no negócio. Conforme Horacio Soares, responsável pela palestra Plataformas digitais e seus fatores críticos de sucesso, se o problema do cliente é entendido e resolvido, automaticamente a do negócio também será. “Não podemos somente perguntar o que nosso cliente quer, pois a resposta, muitas vezes, será vaga e pouco resolutiva. Precisamos encontrar meios de fazer com que ele nos conte a história por trás daquela necessidade. É desse relato que teremos insights para transformar o serviço”.

Afinal, quem nunca baixou um app e, dias depois, desinstalou o produto? Essa “retenção digital”, de acordo com Soares, é um dos principais desafios atuais na construção de ferramentas inteligentes. Seja pelo excesso de notificações, a falta de personalização, armazenamento muito grande, e, ainda, problemas de usabilidade, como lentidão e navegação complexa, manter o cliente conectado e satisfeito requer atenção. “O foco precisa ser na resolutividade. Ou seja, precisamos construir apps que sejam atraentes e realmente entreguem o que o cliente precisa. A tela precisa ser fácil e intuitiva, com notificações personalizada, pois, só dessa maneira ele continuará utilizando o serviço”, pontuou. Por fim, o palestrante reforçou que tudo o que é desnecessário deve ser excluído do aplicativo.

Ao fim das palestras, foi promovido um workshop para colocar em prática ideias e insights que promovam a melhoria do aplicativo utilizado pelos clientes do Sistema. Vale salientar que o evento foi uma etapa do projeto NextApp, que teve início em dezembro de 2022 e terá continuidade com debates individualizados para cada Singular, de forma on-line. A Univision planeja concluir o projeto em junho de 2023, com a apresentação do novo app para validação das Singulares participantes.

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