Veja detalhes sobre a primeira vacina contra dengue que pode ser aplicada mesmo em quem nunca teve contato com o vírus
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente o registro da vacina Qdenga, único imunizante contra dengue que protege quem ainda não foi contaminado pelo vírus. A vacina já está disponível na Unimed Laboratório e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a aprovação da vacina Qdenga proporciona uma nova ferramenta para prevenção da dengue. O grande benefício da vacina Qdenga é que é o único imunizante contra dengue aprovado no Brasil para utilização independente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.
No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a doença foi registrada em mais de 90% dos municípios (367 cidades), com mais de 340 mil notificações, 135.064 casos confirmados e 108 óbitos.
A aplicação da vacina ocorre na Megaunidade da Unimed Laboratório, que fica na Av. Iguaçu, 1815 – Água Verde; de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, aos sábados, das 7 às 14h, e nos domingos e feriados, das 7 às 12h.
Tudo sobre a nova vacina Qdenga
O que é? A vacina tetravalente contra a dengue protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É fabricada pela da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda.
Leia também: Vacina contra dengue é eficaz para os quatro sorotipos do vírus
Como funciona? Feita com vírus vivo atenuado, a vacina interage com o sistema imunológico para gerar uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença em si ou colocar a pessoa imunizada em risco.
Como deve ser administrada? São necessárias duas doses de 0,5 mL da vacina, com intervalo de 90 dias entre cada aplicação. Não há necessidade de reforço ao longo da vida.
Quem deve tomar a vacina? Pessoas de 4 a 60 anos. Indivíduos de todas as idades são suscetíveis à dengue, porém idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial têm maior risco de ter a doença agravada ou apresentar complicações severas.
Quais as informações acerca de sua segurança e eficácia? A Anvisa aprovou a vacina Qdenga com base nos resultados de 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil sujeitos (crianças e adultos). Tais estudos avaliaram a segurança e eficácia de duas doses na prevenção da dengue sintomática, confirmada por testes laboratoriais, de qualquer gravidade e devido a qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante tem eficácia de 80,2% a partir do esquema de duas doses.
Quais são as contraindicações? A vacinação deve ser adiada na presença de doença febril aguda moderada a grave.
Qual é a principal diferença desta vacina? Ela se diferencia da Dengvaxia, aprovada anteriormente pela Anvisa, que é recomendada apenas a quem já foi infectado pelo vírus.
Sobre a dengue
A dengue é uma virose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são bem conhecidos dos brasileiros: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em sua forma grave, a doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
A vacina é uma importante aliada no combate à doença, uma vez que o país registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue em 2022 e mais de mil mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número representa um aumento de 162,5% nos casos, em comparação a 2021.
Onde tomar a vacina contra dengue?
Unimed Laboratório – Megaunidade
- Av. Iguaçu, 1815 – Água Verde, Curitiba (PR)
- Vacina Qdenga: R$ 385 (particular) e R$ 355,00 (clientes Unimed)
Para agilizar o atendimento, recomenda-se fazer o cadastro prévio pelo site UnimedLab ou pelo aplicativo Unimed Laboratório Curitiba, disponíveis nos sistemas Android e iOS. As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.
Para saber mais, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (41) 3021-5252.