O que é refluxo? Veja sintomas e formas de tratamento

sintomas refluxo
(Foto: jcomp/Freepik)

Sensação de queimação, azia e dores de garganta frequentes: os sintomas do refluxo gastroesofágico são variados e, principalmente, incômodos. Em bebês, por exemplo, a doença se caracteriza quando há sinais que vão além da regurgitação, como choro frequente, dificuldade em ganhar peso, irritabilidade e, em casos mais graves, problemas respiratórios.

Leia também – Microbiota: o que é e os cuidados necessários

O que é refluxo?

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é caracterizada pelo funcionamento incorreto da válvula que separa o esôfago do estômago, chamada de esfíncter esofágico. Nesta condição, ao invés de permanecer fechada, a válvula abre e permite que o conteúdo do estômago, que é ácido, suba até o esôfago, causando desconforto e irritação.

Como citado, no caso dos bebês, há dois tipos de refluxo identificados: o fisiológico e o DRGE, propriamente dito. O primeiro é o mais comum, devido ao estágio de desenvolvimento da criança, sendo caracterizado principalmente pelas famosas golfadas. Elas podem acontecer duas ou mais vezes por dia, afetando metade dos bebês com até dois meses, com tendência de melhora ao longo do crescimento.

Por ser uma condição crônica de saúde, o DRGE pode impactar na qualidade de vida. Conheça 5 sintomas mais comuns do refluxo em adultos!

Conheça os 5 sintomas mais comuns de refluxo

Azia

É a conhecida sensação de queimação que geralmente tem início no peito e pode subir até a garganta.

Dores no tórax

Em quadros mais severos, pode ser confundida com problemas cardíacos, sendo intensas e preocupantes.

Tosse crônica

É um dos sintomas mais relacionados ao refluxo, estando presente principalmente à noite ou após as refeições.

Dor na garganta

A subida do ácido até a garganta pode causar pequenas lesões no esôfago, causando irritação e dores na região.

Regurgitação de alimentos ou líquidos

Acontece quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, chegando até a boca.

Se esses sintomas forem frequentes, podem indicar que o refluxo está progredindo. Além disso, se não for tratada adequadamente, a doença pode levar a complicações mais graves, como esofagite e outras condições.

Como funciona o tratamento do refluxo?

Em primeiro lugar, ao notar qualquer sintoma ou desconfiar da doença, é necessário procurar seu médico de referência para receber o diagnóstico e as orientações necessárias. De modo geral, a mudança no estilo de vida, adotando uma alimentação equilibrada, o gerenciamento de estresse e a prática de atividades físicas, pode ser suficiente para controlar os sintomas.

Em casos mais severos, pode ser necessário o uso de medicação, ou, em último caso, procedimentos cirúrgicos.

Referências: Unimed do Brasil e Fiocruz

SHARE