Reestruturação do PAC vai agilizar e facilitar o atendimento aos médicos-cooperados
Dizem que o tempo voa. Que tempo é dinheiro. Que o tempo não para! São muitos livros, músicas, frases, discussões filosóficas e até documentários sobre o tempo. Afinal, ele permeia toda a nossa vida, ora como vilão, ora como aliado. E foi pensando em otimizar esse tempo, que é tão valioso nos dias de hoje, que o Sistema Unimed Paraná reestruturou o PAC – Programa de Assistência ao Cooperado. Com as mudanças, os beneficiários terão mais agilidade e facilidade para tratar suas questões relacionadas ao plano de saúde.
“Estabelecemos um novo fluxo de atendimento para centralizar as demandas dos cooperados e de seus dependentes na célula PAC dentro da Federação. A ideia é agilizar as tratativas internas dos processos, proporcionando assim maior comodidade e satisfação ao clientes dessa carteira “, explica a coordenadora da área de Gestão de Clientes, Kellen Dickel.
Essa reestruturação dos processos foi analisada de maneira cuidadosa para atender da melhor forma possível os cooperados do Sistema Unimed Paranaense. As demandas continuarão a ser liberadas pelas Unimeds locais; no entanto, as ações que precisam do apoio da Federação terão um fluxo específico, para que possam ser mais bem monitoradas e tratadas.
“Por meio desses canais exclusivos, personalizamos o atendimento ao cooperado. Durante todo o processo, ele será atualizado sobre o andamento da sua demanda, até a finalização. Nosso maior objetivo é fazer com que o cooperado sinta-se cuidado e acolhido pela Unimed”, afirma a analista Priscila da Silva Ribeiro Falkiewicz.
Foco nas liberações
Com a reestruturação do PAC, os colaboradores da Gestão do Atendimento Assistencial da Federação que atendiam diretamente os cooperados vão poder focar nas liberações de exames e procedimentos, ajudando-os de forma indireta. “Continuaremos trabalhando para que os beneficiários do PAC tenham um atendimento de excelência”, ressalta a coordenadora Andrea Cristina Spisla Rautenberg.
O assistente Tiago Moura, que atendeu milhares de beneficiários ao longo dos últimos sete anos, diz que o contato humanizado é o diferencial da Unimed. “Nós sabemos que do outro lado não tem só uma guia, mas sim um pai, uma mãe, um filho – às vezes muito preocupado – dependendo de algum exame ou procedimento”.
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Outra novidade do PAC é que, desde junho, quase 200 procedimentos foram parametrizados para liberações automáticas. “Antes, esses procedimentos precisavam ser analisados caso a caso para ver se seriam liberados, e isso exigia tempo. Agora, a autorização é imediata, o que agiliza muito o atendimento ao cooperado”, afirma a analista Ciriane de Fátima de Oliveira.
Canais exclusivos
Os canais de atendimento do PAC na Federação são bastante procurados pelos cooperados, seja para liberação de procedimentos mais complexos seja para tirar dúvidas em relação ao plano, que tem mais de 30 mil beneficiários. Quem usa, aprova.
“Acho o PAC excelente! Ele não só atendeu todas as minhas expectativas como também surpreendeu a mim e a meus familiares”, afirma o pediatra Mohamad Hussein Abdallah, cooperado da Unimed Maringá. Ele aderiu ao programa em 1993, logo que entrou na cooperativa, e sabe valorizar seus benefícios.
“Quero dizer aos cooperados que a cooperativa é nossa e o PAC é nosso. Então, temos que saber usá-lo com seriedade e serenidade. Tem muita gente que, por más informações, usa o plano porque paga, e não pela necessidade. Mas eu sempre digo: plano de saúde é bom a gente ter, e melhor ainda a gente não precisar usar”, frisa Abdallah.
Para aderir ao PAC, tirar dúvidas, saber mais informações ou pedir liberações, os cooperados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3219- 1463, WhatsApp (41) 98409-8771 ou e-mail pac@unimedpr.coop.br.
O PAC de quem precisa
Neto do médico Abdallah, o pequeno Maruan tem apenas quatro anos de idade e já reforça diariamente o significado do seu nome: guerreiro. Carinhoso, sorridente, inteligente e persistente, o menino divide a rotina entre a casa, a escola e o cuidado com a saúde. Isso porque, quando ele tinha dois anos, foi diagnosticado com autismo.
“Ele é uma criança sobrecarregada. Tem dificuldades nos membros superiores, atraso na fala. A gente convive com muito preconceito, gritos que incomodam e utilização de medicação”, conta Kariman Abdallah, mãe do menino. Maruan dedica quase 20 horas por semana a diferentes tipos de terapias, que o ajudam nos desenvolvimentos motor, psíquico, emocional e social.
“A terapia tem sido fundamental em todos os aspectos. Hoje, ele brinca, interessa-se por bichinhos, conversa, entende um pouco mais do mundo. Ele também ficou mais dócil, a convivência com outras crianças está começando e o prognóstico dele é excelente”, afirma a mãe.
Atualmente, Maruan é um autista moderado. A previsão é que, com a continuidade das terapias, ele evolua para o nível leve. “De uma pessoa incapaz e dependente, ele se tornará uma pessoa independente e autônoma”, comemora a mãe, que ao enfrentar tantas dificuldades, vê com clareza a diferença que faz um bom atendimento.
“As meninas de Maringá são incríveis, impecáveis, solícitas e me respondem na hora. E o pessoal da Federação também. A fisioterapeuta Luciana, meu Deus do céu, não tenho nem o que falar! Em momento algum a Unimed deixou de me ajudar. Fico até ‘besta’ de ver, porque não é o comum”, conta Kariman, que também é médica e pretende se tornar cooperada quando a Unimed de Maringá abrir processo seletivo.
Sobre o PAC
O PAC é um plano exclusivo para médicos cooperados da Unimed e seus dependentes. Possui atendimento diferenciado e dá direito a um seguro de vida para o titular. No site unimed.coop.br/web/parana-pac, é possível ter acesso a uma série de informações sobre o plano, acompanhar a utilização da carteira, a situação econômica, os indicadores, o perfil de utilização e os programas de saúde disponíveis. Acesse e saiba mais!