Na coluna desta semana, a Uniprime destaca a importância do planejamento financeiro que inclui toda a família
As mídias em geral têm falado muito sobre Planejamento Financeiro, inclusive esta é a finalidade desta nossa coluna semanal: auxiliar você a encontrar um caminho mais seguro e conciso financeiramente.
Leia também: Como organizar o planejamento financeiro familiar
Já falamos em criar alguns hábitos, como anotar seus gastos, definir seus objetivos e planejar seu futuro, a fim de ter um caminhar de vida sem sobressaltos. Na semana passada, também comentei sobre como introduzir tudo isso ao mundo de seus filhos, preparando os pequenos, para que se tornem adultos conscientes de suas finanças e de seus passos para o futuro.
Você já pensou que todo esse equilíbrio pode ser muito mais proveitoso se trouxermos esse planejamento para dentro de nosso lar? Ou seja, tornar o Planejamento Financeiro, um plano de toda a família, envolvendo todos em prol de um benefício comum.
Problemas financeiros podem ser o estopim para outros problemas muito maiores, como desavenças e desentendimentos dentro de sua casa. Nestes momentos, uns responsabilizam os outros pelos problemas que estão enfrentando. Dificuldades financeiras todos passamos, mas a forma que a família como um todo vai enfrentar esse problema pode fazer toda a diferença. Afinal, a união faz a força! São exatamente nestes momentos que devemos apoiar uns aos outros, para sair desta situação.
Segundo a Pesquisa de Endividados e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pelo Conselho Nacional do Comercio (CNC) em agosto de 2019, a realidade das famílias brasileiras tem cada vez mais se agravado, tendo o endividamento alcançado 64,8%, o maior índice desde julho de 2013.
Neste contexto, podemos entender o Planejamento Financeiro como ferramenta para uma transformação do bem-estar social, que visa:
• facilitar o entendimento das reais necessidades da família:
• identificar as principais despesas e o que pode ser cortado;
• detalhar quais hábitos a família tem que não são saudáveis e precisam ser mudados;
• planejar como alcançar os objetivos traçados por todos;
• antecipar problemas, para que suas soluções sejam mais precisas e rápidas.
Além é claro de unir toda a família em volta de um bem comum. Semana que vem voltamos a este assunto e daremos algumas dicas para a realização deste planejamento.