Plataforma permite aproximação de pacientes e profissionais de saúde

Com integração de dados e inteligência artificial, ferramenta desenvolvida pela Univision foca a prevenção de doenças e o acompanhamento de doentes crônicos

cuidado com a saúde
(Foto: Ilustração/Shutterstock)

Garantir ao beneficiário o acesso a tratamentos de qualidade é um papel fundamental das operadoras de planos de saúde. No entanto, não é o único. Esforços dedicados à prevenção e ao manejo de pacientes com doenças crônicas crescem em relevância conforme os avanços tecnológicos permitem novas formas de aproximação entre pacientes e profissionais de saúde, demonstrando o cuidado com a saúde. É essa aproximação o maior objetivo da plataforma desenvolvida pela Univision, healthtech que faz parte da holding do Sistema Unimed Paranaense, a Compar – Sociedade de Compartilhamento e Participações S/A.

“Há quatro anos a Univision se prontificou a desenvolver uma ferramenta que permitisse ao profissional de saúde fazer a gestão de vários grupos de beneficiários e, após avaliar diversas possibilidades, entendemos que a melhor solução é uma plataforma de cuidado com a saúde, inserida no aplicativo do cliente”, explica Rubens Rodrigues Junior, CEO da Univision. Isso significa que, dentro do aplicativo do cliente das Unimeds que aderirem à iniciativa, o beneficiário poderá escolher participar do programa e ser acompanhado de forma mais próxima por profissionais de saúde.

A Unimed Curitiba, a Unimed do Estado do Paraná, a Federação do Estado de São Paulo e a Unimed São Carlos apoiaram o desenvolvimento do projeto, que está disponível para contratação das Singulares. Cada Unimed pode cadastrar seus programas de gestão e conduzi-los de forma mais automatizada e ágil com seus beneficiários, a exemplo dos voltados a condições específicas, como diabetes, hipertensão ou gestantes, ou dos dedicados à população em geral. Informações, como o histórico de consulta dos beneficiários e outras, disponibilizadas voluntariamente por meio de questionários e integração com dispositivos de monitoramento (relógios inteligentes e outros gadgets), permitem ao sistema filtrar os beneficiários com indicadores de condições de saúde e alertar o profissional. Ele, por sua vez, pode contatar o paciente, enviar informações e fornecer dicas pertinentes, incentivando o tratamento e a promoção de hábitos saudáveis.

Conforme a tecnologia avança, novas funcionalidades e dispositivos podem ser integrados à plataforma, contribuindo para o registro preciso de informações relevantes. Assim, são possíveis novas orientações e formas de apoio. Pacientes obesos podem ter indicações com base nos seus níveis de atividade física e no monitoramento de seu peso, e as evoluções são avaliadas também por meio de questionários. Outro exemplo é o cuidado com gestantes, como exemplifica Rodrigues Jr.: “Se houve uma intercorrência e ela foi em um pronto-atendimento, por meio da integração da plataforma com o sistema das Singulares, um alerta é enviado ao profissional de saúde, que já envia uma mensagem oferecendo suporte à paciente.”

A iniciativa permite às operadoras alocarem seus recursos de forma mais eficiente, populações com condições específicas têm um acompanhamento personalizado e a população em geral ganha com o incentivo à mudança de hábitos e a prevenção de doenças. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde, 74% de todas as mortes no mundo são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, como cânceres e doenças cardíacas, cujo principal fator de risco é o estilo de vida e a manutenção de hábitos pouco saudáveis.

No setor de saúde, é verdadeiro o antigo ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Outras notícias: Univision lança solução de validação facial para Sistema Unimed Paranaense

EXEMPLO DO MODELO DE CUIDADO COM DIABÉTICOS

cuidado com a saúde (2)

SHARE