Qual é seu conceito de inovação? A forma mais simples de definir é que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E esse sucesso pode ser o aumento da lucratividade, a redução dos custos, a diminuição do tempo gasto para executar tarefas, a desburocratização de processos ou qualquer outra solução que se esteja buscando. Nesta edição do Podmed, conversamos com o assessor de inovação da Federação Unimed Paraná, Luiz Gustavo Comeli, que explicou como e porque a inovação precisa fazer parte da nossa rotina, revelou o que está produzindo dentro da cooperativa e indicou como o médico pode inovar em seu consultório ou no serviço hospitalar.
Leia também: Podcast fala sobre como evitar multas na declaração
“Todo o processo de melhoria e de evolução, seja da maneira como você executa uma tarefa, seja da forma como você enxerga a relação dos atores em determinado processo tarefa, seja no processo organizacional até no processo social, é inovação. O aprimoramento contínuo também é inovação”, explicou. “Inovação não é só a ciência de foguetes”, destacou.
Na prática, toda a trajetória de uma organização é um processo inovativo: do ajuste na forma com atende seu cliente, o aprimoramento do produto ou serviço ou uma simples medida para reduzir o consumo de papel durante o expediente. “Se a empresa não inovou, parou no tempo, certamente ela não existe mais, quebrou, pois esse processo é natural e contínuo”, citou Comelli.
Confira ainda: Inteligência Artificial ajuda organizações de saúde
Neste contexto, Comelli cita que a tecnologia é uma ferramenta indispensável para a inovação, mas precisa ser encarada como o meio para o processo inovativo, e não o fim. “Por um período, a tecnologia dava a orientação de para onde deveríamos ir. Tínhamos que nos adaptar à tecnologia. Hoje não é assim. Ela é um elemento contido no caminho. Vamos fazer uso dela para chegar onde queremos, ela é um potencializador de soluções”.
Confira a última edição do Podmed: