A chegada de um novo membro na família é um momento incrível e ao mesmo tempo desesperador. E é normal papais e mamães passarem por essa montanha russa de emoções. Contar com uma ajudinha nesse momento, faz toda a diferença. Que o digam as participantes do Programa Bem Gestar, da Unimed Francisco Beltrão, que desde 2019 apoia famílias desde a preconcepção até o primeiro ano de vida da criança.
Leia também: Serviço de ponta e individualizado para casos de TEA
O coordenador técnico do departamento de Medicina Preventiva da Unimed Francisco Beltrão, o médico Redimir Goya, conta que o Programa surgiu para suprir e fornecer maior atenção ao público que esteja vivendo esse momento especial. “Notamos uma carência e necessidade de democratizar esse público, juntamente aos nossos profissionais cooperados”, afirma.
Segundo ele, a meta é levar conhecimentos relevantes. O médico ressalta que os temas abordados nos encontros são de suma importância para os familiares e responsáveis durante o período gravídico puerperal, buscando transmitir informações que abordem os familiares de maneira biopsicossocial.
Só este ano, o Programa já realizou mais de uma dezena de encontros. Um deles, no mês de julho, contou com a participação da psicóloga Cinthia Regina Bosse, que apresentou o tema “O mundo não pausa para que você aprenda a ser mãe”.
A palestrante falou sobre a adaptação no pós-parto, pois, segundo ela, inicia-se uma fase de grandes mudanças para as famílias e, principalmente, para a mulher, que sofre com alterações físicas, hormonais e psicológicas. Em sua participação no Programa, a nutricionista Juliane Nunes falou sobre a importância da alimentação nas diferentes fases da gestação e sobre a necessidade da individualização do cuidado multidisciplinar nesse período. Em outro encontro, a médica Mariana Torres abordou informações sobre a adesão ao pré-natal.
“O objetivo é levar conhecimento científico atuais e relevantes aos participantes, gerando maior tranquilidade neste período, dissipando informações fidedignas. Reforçando o elo entre gestantes/puérperas/ familiares e os profissionais que as assistem, aumentando a adesão do acompanhamento em saúde, estimulando a importância dos hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida dos envolvidos”, reforça Goya.
A assistência é prestada por todos os membros do departamento da Atenção à Saúde da cooperativa. E o serviço ainda conta com profissionais vinculados à Unimed, sendo eles: nutricionistas, psicólogos, médicos pediatras, obstetras, ginecologistas e Saúde da Família.
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Programa Bem Gestar não parou. Os módulos, antes presenciais, foram transformados em eventos remotos mediados por Redimir Goya, e transmitidos pelo Instagram e pelo canal do Youtube da Unimed Francisco Beltrão. “Foi um grande sucesso ocasionando em uma maior participação do público-alvo, sendo possível participar de fora do estado e assistir em horários diversos”, destaca Goya.