A cada renovação anual de contrato com uma operadora de plano de saúde, ocorre a aplicação de um reajuste no valor das mensalidades. No caso dos planos individuais ou familiares, o percentual do reajuste do plano de saúde é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base na variação de despesas e nos custos de utilização dos serviços.
O reajuste das mensalidades acompanha a variação nos preços e na quantidade de procedimentos realizados ao longo do tempo. Segundo a ANS, o objetivo é manter o equilíbrio econômico dos contratos e garantir a continuidade da cobertura ao longo dos anos.
Para explicar e detalhar como funciona o reajuste do plano de saúde, a jornalista Lana Martins conversou com Alexandre Gustavo Bley, diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Paraná, em mais uma edição do Podmed – podcast da Revista Ampla.
No episódio, Bley aborda temas como:
- O que é o reajuste do plano de saúde e o que é considerado na conta feita pela ANS;
- As diferenças entre planos individuais e planos coletivos na aplicação do reajuste;
- O conceito de mutualismo nos planos de saúde;
- Dicas para ter um plano de saúde mais econômico;
- O papel das operadoras na promoção à saúde.
Uso consciente do plano de saúde
Durante o episódio, Bley também destacou a importância da prevenção e promoção à saúde e do uso consciente do plano. Com o objetivo de ampliar o acesso a informações relevantes sobre o uso adequado dos recursos, a Unimed Paraná idealizou a campanha Uso Consciente do Plano de Saúde.
No site da campanha, é possível encontrar vídeos educativos com dicas práticas sobre como utilizar o plano de forma responsável e econômica.
Saiba mais acessando: Uso Consciente do Plano de Saúde – Unimed Paraná
Confira o episódio no Spotify ou no Youtube!
Assista também: Receita Saúde: evite erros e multas com dicas de especialista da Contabilizei