Mesmo de maneira sútil, sinais de abusos durante relacionamentos tóxicos podem aparecer em diversas situações. Confira esse assunto em mais uma edição da Conversa Ampla!
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Veja também: Primeira gravidez: cuidados essenciais
Os relacionamentos tóxicos ou abusivos podem estar em diversas áreas da nossa vida
Muitas vezes a gente nem se dá conta e acaba envolvido em relacionamentos tóxicos/abusivos. Isso ocorre em casa, no trabalho, com amigos, pais, figuras de liderança. Nesta Conversa Ampla, a psicóloga Thaís Cristina Gutstein Nazar explica como são os mecanismos desses abusos. Eles geralmente começam de maneira sutil até se transformar em violência física.
Confira a entrevista completa:
Para perceber os pequenos sinais, confira essas dicas sobre relacionamentos tóxicos
- Fique atento se o outro não está fazendo você passar por pequenos constrangimentos, desmerecendo você, seu trabalho;
- Se a relação, não importa qual seja, causa algum tipo de sofrimento e tristeza, procure ajuda;
- Se você se sentir de alguma forma intimidado, é sinal de que algo está ultrapassando os limites;
- Quando sentir desmotivação para o trabalho, atividades de lazer, ligue o alerta;
- Se você perceber alguém em situação de abuso, converse com a pessoa e ofereça ajuda. Se for o caso, não tenha dúvida: denuncie.