Na coluna dessa semana, a Uniprime fala sobre a afirmação de que rico é quem ganha mais. Será que é verdade?
Qual é a medida do seu sucesso? Essa pergunta ecoa sempre em nosso pensamento! “Será que já atingi meu máximo em minha carreira profissional? Meu planejamento financeiro está adequado ao sucesso que quero ter financeiramente?”.
Gastos: planeje-se com IPTU, IPVA e despesas escolares
Perguntas difíceis de responder. Mas aqui vai uma curiosidade que vai te deixar surpreso: você sabia que não é mais rico quem ganha mais? Isto não tem relação com quanto você ganha e sim com como você gasta seu dinheiro. Quando você entende que aprender a gastar é mais importante, percebe que pode ganhar um caminhão de dinheiro todo mês, mas se gastá-lo “mal” ou se não souber como investi-lo, de nada adiantará.
Já que a vida é feita de escolhas, escolher onde investir seu dinheiro faz toda a diferença. Comece exercitando suas escolhas com coisas pequenas como, por exemplo, pensar duas vezes se realmente você precisa do que está comprando, se será útil e se está comprando a um preço justo. Pesquise os valores antes de comprar, uma busca pela internet antes de finalizar sua escolha pode fazer muita diferença. Examinar o custo-benefício de cada produto é muito importante.
Gastar com sabedoria e dentro de suas possibilidades trará tranquilidade para viver bem seus dias com sua família e amigos. Escrever tudo que você gasta é uma boa dica para entender para onde seu dinheiro está indo e como melhorar a forma de gastá-lo.
Sempre temos a sensação de que quanto mais ganharmos, mais rápido nos equilibraremos. Não é bem assim se você não souber a melhor forma de gastar. Seus gastos viram um saco sem fundo e, por mais que você ganhe bem, não conseguirá equilibrar suas finanças. A ideia de colocar em uma planilha o que você gasta parece um limitador, mas ter o controle sobre suas finanças é libertador!
Fonte: Uniprime