Nessa semana, a Uniprime traz dicas financeiras para planejar o envelhecimento. Confira!
Todo indivíduo que nasce e permanece vivo tem somente uma certeza no caminho da vida: irá crescer e envelhecer, pois isso é inevitável! Escolher como você passará por essas fases da vida e, muito mais que isso, planejar o envelhecimento e como irá viver durante sua velhice é imprescindível. Esse direcionamento fará com que você chegue lá com qualidade de vida e condições financeiras para tal.
O planejamento financeiro é necessário para nossa vida cotidiana, sem dúvida! Mas ele é ainda mais importante quando pensamos em nossa velhice pois, quando este dia chegar, não teremos mais tanto tempo para mudar o que foi construído até ali.
Confira também: Envelhecer bem: qual o segredo?
Mais do que apenas investir em um plano de previdência, é sempre bom planejar-se para o futuro, considerando que a saúde vai gradualmente se esvaindo, em um momento em que seus recursos financeiros se fazem mais necessários.
Fazer hoje a conta de quanto você precisará de renda para viver daqui a 30 anos é muito importante e não é um bicho de sete cabeças, acredite! A primeira dica que te dou a esse respeito é saber alocar o recurso que está investindo para isso, para não perder o poder de compra. Em outras palavras, mil reais hoje não serão equivalentes aos mesmos mil reais em 30 anos. Porém, se você investir este recurso em algo que te remunere mais que a inflação, por exemplo, já terá uma garantia de que estes mil reais investidos estarão em equivalência com o poder de compra futuro.
Ser realista consigo mesmo e saber que tipo de vida você levará até envelhecer e, principalmente, que vida você quer levar quando envelhecer é primordial. Ouço muitos dizerem a todo tempo que quando se aposentarem vão poder viajar o mundo…, mas, será que vão mesmo? Eles se planejaram para isso? Terão os recursos necessários? Afinal viajar não é barato, então cabe aqui o seu planejamento!
Temos sempre a dúvida: começar cedo é a única forma de garantir tudo que quero para minha velhice, além de tudo o que minha saúde irá demandar? Não necessariamente, mas começar cedo garante um esforço menor. Sabendo o valor que você precisará no futuro é mais fácil compreender quanto deve ser aplicado hoje e, claro, ajuda a entender de quanto tempo de investimento estamos falando, já que investir por 5 anos demanda muito mais esforço do que investir por 10 anos.
Lembre-se: dinheiro bem investido trabalha para você ao longo do tempo.
Fonte: Uniprime