Muito além das cáries, a higienização correta da boca evita inúmeras doenças — como as cardiovasculares, por exemplo. Todo cuidado é necessário, especialmente quando promovido desde cedo, na infância. Com esse propósito, e seguindo o sétimo princípio cooperativista — que preza pelo desenvolvimento da comunidade onde está inserida —, a Unimed Londrina realizou a segunda visita do Programa Saúde Bucal, em uma ação para levar saúde bucal infantil para crianças da rede pública.
A ação aconteceu na Escola Municipal Mercedes Martins Madureira. Ao todo, 125 estudantes receberam, de forma lúdica, orientações sobre a higienização correta da boca. Fabianne Piojetti, gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina e uma das organizadoras do programa, explica como a ação de saúde bucal infantil está atrelada ao propósito da operadora de planos de saúde. “Temos a missão de cuidar. Então, o programa visa estender nossos cuidados para além dos clientes, acolhendo a comunidade e desenvolvendo atividades diferenciadas que promovam mais qualidade de vida”, afirma.
Como foi a ação de saúde bucal infantil da Unimed Londrina
A diretora da escola, Soraya D’Aquino, agradece à cooperativa pelo programa, destacando os resultados positivos na formação dos estudantes. “Iniciativas como essa ensinam as crianças a cuidarem de si. E pessoas autônomas podem se tornar adultos mais responsáveis”, avalia.
Um dos diferenciais do programa é a participação voluntária dos estudantes e professor do curso de Odontologia da Unopar/Anhanguera, além de colaboradores da Unimed Londrina. Os universitários orientaram, de forma lúdica, como escovar corretamente os dentes. Já os colaboradores da cooperativa auxiliaram na organização e entrega dos kits fornecidos pela Unimed Londrina, em parceria com a Dental Clean — contendo escova de dente, fio dental e creme dental — que são entregues gratuitamente aos estudantes.
Leia também: Curso técnico de enfermagem gratuito é ofertado pela Unimed Londrina
Participando pela primeira vez da visita como voluntária, a biomédica do Pronto Atendimento Adulto Unimed, Lais Garcia, ficou impressionada com o interesse das crianças nas explicações. “Os estudantes ficaram bem interessados”, relata. “É uma ação que, para nós, pode parecer pequena, mas que tem um enorme impacto na vida daqueles alunos. Gostei e pretendo participar de outras edições”, comenta.
O programa ainda prevê mais duas visitas, sendo uma em outubro e outra em novembro, em escolas a serem confirmadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, parceira da cooperativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Unimed Londrina