Saúde na palma da mão

Aplicativos
(Foto: Reprodução)

Aplicativos da Unimed Paraná passam por ajustes para facilitar o dia a dia das equipes de saúde e de quem precisa de cuidados a distância

Por mais que a vida moderna nos obrigue a seguir uma rotina frenética, é impossível não encontrar um tempo para dar uma olhadinha no celular, não é mesmo? Nele estão nossas redes sociais, e-mails, jogos, nossos aplicativos de entrega de comida e de meditação, e por que não de nossa saúde? Desde 2019, a Unimed Paraná disponibiliza o aplicativo QUER para facilitar a vida de pacientes e profissionais de saúde, e ele acaba de passar por uma atualização.

Líbero: tudo num clique

A gerente de Atenção à Saúde da cooperativa, Oáidia Noceti Serman, conta que a aplicativo foi desenvolvido para criar uma nova forma de conexão e comunicação com os clientes, assim como aumentar a adesão dos beneficiários com fatores de risco, doenças crônicas ou complexas no gerenciamento em saúde. “Decidimos desenvolver essa ferramenta de gestão em saúde. Nessa última versão, tivemos uma importante mudança de tecnologia que melhorou o layout e trouxe avanço no aplicativo para suportar novas funcionalidades, que antes estávamos limitados”, explica a médica.

Eficiência

O QUER fornece informações de saúde na palma da mão e ainda traz o histórico de consultas, exames, procedimentos do paciente, todos dentro de uma linha do tempo. E, em breve, com a implantação plena do Registro Eletrônico de Saúde (RES), um reservatório único de informações em saúde, todos os resultados de exames do beneficiário estarão no App, evitando a impressão em papel e acabando com a necessidade de levar exames em papel para médicos e outros profissionais da saúde.

O aplicativo acompanha e grava dados de saúde, como glicemia; peso; pressão arterial; entre outros. Ainda acompanha o horário de tomar remédios, sempre emitindo alarmes como lembrete, tem o contador de passos e, ainda, também avisa o usuário que está na hora de tomar água, de acordo com uma indicação previamente definida. “O QUER permite ainda que o cliente acompanhe as informações de saúde de pessoas que ele cuida, seja familiar ou pacientes. Com essa funcionalidade, os médicos poderão acompanhar seus pacientes de forma remota, via aplicativo”, conta Oáidia.

Personalização

O aplicativo foi pensado na versão atual dentro da metodologia MAS (Mais Atenção à Saúde), própria do Sistema Unimed Paraná e que tem como proposta um atendimento que promova o cuidado à sua saúde, monitoramento, incentivo e acompanhamento do empoderamento do autocuidado, evitando a utilização desnecessária dos recursos e melhorando a qualidade da saúde.

Com o preenchimento dos formulários disponibilizados no App, é possível classificar os usuários em grupos de risco, que podem ser de pacientes com fatores de risco, como tabagismo e obesidade, ou doentes crônicos, como hipertensos e diabéticos, além de doenças clínicas complexas. Segundo Oáidia, a partir do momento que o cliente fica classificado em um desses grupos, o aplicativo inicia informações personalizadas para o fator de risco ou patologia que ele tenha, podendo, ainda, um profissional de saúde disparar informações e orientações específicas para o cliente.

“Uma equipe de Tecnologia da Informação (UNIVISION) e uma equipe de Saúde (Gestão de Atenção à Saúde da Federação) trabalham integradas, e isso considero o grande diferencial desse aplicativo de saúde, que o diferencia de tantos outros no mercado, que são somente uma ferramenta tecnológica sem ter profissionais de saúde no Backoffice”, ressalta a médica.

Ponte

Outra funcionalidade do aplicativo é ligar, de uma forma rápida e fácil, quem precisa de ajuda a pessoas capacitadas para ajudar. Por meio do chat do QUER, o beneficiário pode entrar em contato com profissionais de saúde para tirar dúvidas e receber orientação adequada para seu caso específico.

Outro ponto que merece destaque é que o aplicativo não é exclusivo de clientes Unimed. A gerente de Atenção à Saúde explica que, por ser um produto comercializado pela UNIVISION, ele pode ser baixado nas lojas da Apple e Android por qualquer pessoa, independentemente de ter plano de saúde ou não, com pequenas restrições de alguns serviços.

Ganhos

De acordo com Oáidia, o aplicativo proporciona uma porta de entrada de diversas informações de saúde, de forma rápida e atualizada periodicamente, possibilitando o acompanhamento das atividades e monitoramento do resultado, inclusive podendo aumentar a aproximação da equipe de saúde com o cliente via chat. “A utilização em que teremos maior ganho será na Gestão Corporativa, na qual temos grandes empresas, com muitos funcionários, e precisamos aplicar o questionário para definir o perfil epidemiológico e personalizar de alguma forma a condução e cuidado em saúde. No âmbito de operadora de saúde e mercado, ganhamos uma equiparação com alguns concorrentes que já possuem aplicativos semelhantes, mas nos diferenciamos daqueles que não os tem”, afirma.

A expectativa da cooperativa é que aumentando o número de beneficiários, consequentemente, haverá uma maior qualidade da assistência à saúde, tornando possível o trabalho preventivo sobre fatores de risco. “Esperamos também uma satisfação de um grupo maior de clientes, que hoje estão impossibilitados de participar do nosso telemonitoramento”, finaliza.

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