Sede administrativa da Unimed Paraná recebe certificação LEED

A nova sede administrativa da Unimed Paraná, inaugurada em março de 2020, recebeu a certificação LEED Platinum

A preocupação socioambiental da Unimed Paraná na condução das obras da ampliação da sede administrativa, concluída em 2020, foi refletida na conquista da certificação máxima Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – o selo Platinum. A certificação objetiva incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edi­ficações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

Leia também: Ampliação da sede da Federação atende presente e futuro

O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado atualmente em mais de 160 países. Para buscar a certificação, os edifícios são avaliados em oito dimensões, sendo que todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, à medida que são atendidos, garantem pontos à edificação. Dessa forma, conforme a quantidade de pontos adquiridos, o edifício pode ser certificado nos níveis Certificado, Silver, Gold e Platinum.

Fazem parte da nova sede da Unimed Paraná as dimensões e soluções: Localização e transporte; Terrenos Sustentáveis; Eficiência do uso da água; Energia e Atmosfera; Materiais e recursos; Qualidade do Ambiente Interno; Inovação e Design; e Prioridade regional. Com a certificação platinum, todas as dimensões foram avaliadas e os requisitos atendidos. Dessa forma, a Unimed Paraná é a primeira do Sistema a receber a certificação Platinum, e o 12º projeto curitibano certificado com essa pontuação.

O presidente da Federação, Paulo Faria, afirma que, desde a proposta de ampliação da sede da Unimed Paraná, a preocupação com o meio ambiente foi uma premissa fundamental. “Planejamos uma sede bonita, moderna, funcional e, sobretudo, comprometida com a sustentabilidade. A certificação LEED Platinum é a prova que acertamos. Os esforços e o profissionalismo dos colaboradores do setor administrativo e de uma equipe de terceiros, liderados pela coordenadora Bruna e pelo diretor Luís Francisco, foram determinantes para essa conquista. Estamos todos muito orgulhosos pelo excelente trabalho desenvolvido. Faz jus à grandeza do Sistema Unimed do Paraná”, comemora.

A certificação máxima da Unimed Paraná

A coordenadora da Gestão Administrativa da Federação, Bruna Dias, explica que a ampliação em 4.600m² da sede administrativa da cooperativa, concluída em março, aconteceu após o crescimento de colaboradores através dos serviços prestados às Singulares. Sendo assim, houve a necessidade da expansão para manter a sustentabilidade da operadora. “Visando a responsabilidade socioambiental da cooperativa investimos desde as fases de projeto da obra em sustentabilidade. Para tanto, buscamos a certificação LEED da edificação, que certifica de edifícios sustentáveis.  A certificação é concebida e concedida pela Organização não governamental US Green Building Coincil”, detalha.

De acordo com a coordenadora, o investimento em sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental estão entre os valores da Unimed Paraná, e foram refletidos durante a condução da obra. “O investimento realizado no edifício irá proporcionar redução do consumo de energia, consumo de água e considerável redução nos custos com manutenção e despesas administrativas extraordinárias”, afirma, ao lembrar que a economia não é tangível apenas nos recursos. Estudos realizados e comprovados pelo World Green Building Council (World GBC) apontam que os ambientes de trabalho causam fortes impactos aos usuários relativos à saúde, bem-estar e produtividade. O investimento em conforto térmico e ventilação, iluminação, acústica, áreas verdes, ergonomia, cores e texturas afetam diretamente a qualidade de vida do colaborador”, completa.

O diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Paraná, Luís Francisco Costa, afirma que a certificação complementou a intenção de realizar uma obra sustentável. “Recebemos a incumbência da diretoria executiva de fazermos a ampliação da sede administrativa em um projeto sustentável, sem excesso, com conforto e boas condições de trabalho a todos. A certificação LEED veio ao encontro das nossas necessidades e muito nos auxiliou na execução da obra”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *