Singular implanta rede de Cuidados Continuados

Singular implanta rede de Cuidados Continuados

Objetivo da Singular é capacitar profissionais de várias especialidades para prestar assistência  adequada a pacientes com doenças incuráveis

Com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de pacientes crônicos e de seus familiares, a Unimed Cascavel está adotando uma nova iniciativa, é a Rede de Cuidados Continuados. Segundo o médico Danilo Galletto, diretor-presidente da cooperativa, a meta da Rede é proporcionar aos beneficiários, com doenças de evolução progressiva e incurável, um conjunto de cuidados especiais prestados de maneira multidisciplinar. Entre os beneficiados estão pacientes com Câncer, Insuficiência Cardíaca Avançada, Doenças Degenerativas, entre outras.
“Com o envelhecimento da população, a maior parte dos idosos acima de 70 anos vai possuir pelo menos uma doença crônica. Quando não são tratadas integralmente, essas pessoas tendem a sofrer muito mais no final da vida, gerando grande sofrimento também para os seus familiares”, explica Galletto.
Atualmente, esses pacientes representam 2,41% da carteira de clientes da Unimed Cascavel. Sendo assim, mais de 2.100 pessoas podem ser beneficiadas pela iniciativa. De acordo com o diretor-presidente, a Singular optou em iniciar o programa mesmo estando com o índice abaixo do esperado para uma operadora de saúde a fim de montar a estrutura preventivamente e ir captando pacientes conforme o agravamento dos casos. Para preparar a equipe de atendimento, a Singular realizará treinamentos teóricos e práticos, com constante sensibilização institucional de colaboradores, prestadores de serviço e parceiros. A Rede é aberta para médicos cooperados, bem como para qualquer membro da equipe multidisciplinar dos hospitais.

Nos treinamentos, será ensinada a metodologia adequada para tratar os pacientes, enquanto na gestão estão pautados uma série de assuntos, como manuais de normas, rotinas, processos, formulários, indicadores de acompanhamento, assistência prática com instruções de trabalho, protocolos clínicos, fluxogramas de atendimento e padronizações de conduta.
Galletto explica que, no futuro, será criado um ambulatório de Cuidados Continuados integrado ao sistema de Atenção Primária à Saúde (APS), sendo possível assim o monitoramento do paciente classificado a integrar a rede em cada fase da sua doença. Também será firmada uma parceria com o serviço de atendimento hospitalar, haverá acompanhamento em domicílio, tal como um sistema de atendimento a intercorrência paliativa, desenvolvido junto ao serviço de ambulância 24 horas.
Para implantar a Rede, a Singular contou com a assessoria de uma empresa especializada e já passou pelas fases de diagnóstico, planejamento, sensibilização, documentação contratual, estando agora na etapa inicial de abertura de inscrição para processo seletivo dos treinamentos da turma. A expectativa é que ainda em 2019 o serviço seja inaugurado.

PERFIL
  • Cooperados: 578
  • Beneficiários: 88.960
  • Colaboradores: 235
    Área de atuação: Altamira do Paraná, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campina da
    Lagoa, Campo Bonito,
    Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Ibema, Guaraniaçu, Juranda, Iguatu, Nova Aurora, Lindoeste, Santa Lúcia, Nova Cantu, Três Barras do Paraná, Santa Tereza do Oeste e Ubiratã. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//Código do Google Analytics