O podcast Saúde Sem Complicação aborda, nesse episódio, os principais sintomas da menopausa, a diferença para o climatério e a modulação hormonal
Conhecida principalmente por seus sintomas, como o famoso calorão ou o ressecamento íntimo, a menopausa é o nome dado para o momento em que a mulher passa pelo declínio na produção dos hormônios reprodutivos, correspondente ao último ciclo menstrual. Nesta fase da vida, são recomendados diferentes tratamentos para diminuir ou evitar os incômodos sintomas, como a reposição ou modulação hormonal.
Ouça também: Dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada
Para falar sobre o assunto, convidamos o ginecologista e obstetra com capacitação em implantes hormonais, Jarbas Barbeta, que é cooperado da Unimed Oeste do Paraná.
Quais os principais sintomas da menopausa e climatério?
Conforme o médico, a menopausa é o nome dado para o fim da vida reprodutiva da mulher, e se caracteriza pela ausência de menstruação por, pelo menos, 12 meses. Entretanto, alguns anos antes da menopausa, algumas mulheres podem sentir diferentes sintomas, causados devido à diminuição na produção dos hormônios. São mais comuns:
- Fogachos ou ondas de calor, o famoso ‘calorão’
- Ressecamento íntimo
- Variações súbitas de humor
- Irritabilidade
- Cansaço exagerado
- Suores noturno
- Distúrbios do sono
- Queda da libido
- Questões relacionadas à memória
- Menstruação irregular
- Alterações no peso
Confira também: 5 dicas para prevenir a osteoporose na menopausa