Suespar reúne mais de 800 participantes em sua 29ª edição

Mais uma vez, o já tradicional Suespar – Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná levou centenas de participantes a Foz do Iguaçu, entre os dias 17 e 20 de agosto, em uma programação rica e com especialistas renomados do mercado. A 29ª edição, que teve como tema central “Valor em Saúde: do Conceito à Prática”, reuniu mais de 800 pessoas, entre dirigentes, cooperados, colaboradores e parceiros do Sistema Unimed, além de 40 palestrantes, que integraram quatro plenárias e 15 salas subtemáticas, divididas pelas trilhas Mercado, Saúde, Inovação, Cooperado e Institucional.

Na solenidade de abertura, o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria, ressaltou o impacto que o cenário político tem, cada vez mais, no setor da saúde suplementar, e a importância de os representantes terem um entendimento amplo sobre a atuação dos planos de saúde. “A saúde suplementar é responsável pelo atendimento de 25% da população brasileira. No entanto, o setor vem sofrendo, nos últimos anos, com projetos do poder público que visam ampliar benefícios, mas, ao não passarem por uma análise mais aprofundada, desequilibram as atividades e trazem graves consequências relacionadas à sustentabilidade”, disse.

Mesa de abertura da 29ª edição do Suespar, realizada na noite do dia 17

O presidente destacou, também, a força e capacidade de resiliência do Sistema Unimed que agora, mais do que em qualquer outro momento, precisará de ainda mais união, desprendimento e intercooperação. “No Paraná, temos fortalecido ações inovadoras na busca de melhorar a jornada dos nossos públicos, em especial clientes e cooperados. A construção do hospital de alta complexidade no oeste do estado é um exemplo. Esse hospital, assim como outros que estão sendo adquiridos ou construídos em Londrina, Maringá, Curitiba e Foz do Iguaçu, vai ao encontro de questões estratégias para o Sistema Unimed Paranaense: atender com qualidade as demandas sempre crescentes de saúde e fortalecer nossa marca.”

Sérgio Souza, deputado federal pelo Paraná e vice-presidente da Frencoop, falou da importância da representação político-partidária, especialmente, neste momento de reorganização do Congresso Nacional. E lembrou que, normalmente, aqueles que não têm uma boa representatividade no Congresso acabam sendo penalizados. Um exemplo é a nova regra tributária desenhada para todo o Brasil. “A aproximação entre os representantes políticos e suas bases, como no caso da Frencoop e do cooperativismo, foi fundamental para garantir a valorização do ato cooperativo dentro da reforma”, disse.

Da esquerda para a direita: Sergio Souza (deputado federal), Beto Preto (secretário da Saúde do Paraná), Paulo Faria (presidente da Unimed Paraná) e Omar Abujamra Junior (presidente da Unimed do Brasil)

Em seguida, Beto Preto, secretário de saúde do Paraná, enfatizou o momento difícil vivido durante a pandemia e ressaltou a importância do Sistema Unimed. “Nós tivemos um estreitamento durante a Covid-19, com a parceria da fortaleza que é o Sistema Unimed Paraná e a ideia é fortalecer o relacionamento público-privado, inclusive trabalhando protocolos comuns para procedimentos e medicamentos excepcionalizados.”

A força do Sistema Unimed no Paraná também foi celebrada pelo presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, que reforçou o valor do cooperativismo médico para o país. “Nos últimos anos, reaprendemos duramente o quanto é vital o papel dos sistemas de saúde fortes, organizados e resilientes, para a preservação da vida, a redução das desigualdades e a manutenção da coesão social.” Abujamra afirmou, ainda, que uma política pública de saúde consistente exige integrar dois pilares indissociáveis: o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a sustentabilidade do Sistema de Saúde Suplementar.

Sala temática realizada na manhã do dia 18

Por fim, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que a saúde é o maior bem da população, com um valor inestimável. Dessa maneira, o presidente ressaltou o orgulho de a Unimed ser uma cooperativa médica e a necessidade de proteger o universo do cooperativismo no Paraná.

Clique para conferir mais fotos do evento!

O Suespar

Além de palestras variadas, o Suespar contou, também com a tradicional Feira de Negócios, que reuniu diversos expositores, além de momentos de networking e confraternização.

Leia também: Confira o que já aconteceu no Suespar

Presença              

Também estiveram presentes na mesa de honra o presidente da Unimed Foz do Iguaçu, Isidoro Villamayor Alvarez; o secretário de Estado de Saúde do Paraná, Beto Preto; o deputado federal Sérgio Souza; o presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Coimbra; o presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas; o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas; o presidente da Unimed Mercosul e Unimed Rio Grande do Sul, Nilson Luiz May; o presidente da Unimed Santa Catarina e diretor da Unimed Participações, Sergio Malburg Filho; o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Nerlan Tadeu de Carvalho; e o presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Marlus Volney de Morais.

Confira a avaliação dos participantes do 29º Suespar: 

SHARE