Durante sua história, a Unimed Paraná ganhou grande destaque – no estado e no país – por ocupar um papel de protagonismo em diferentes situações e momentos. Quando falamos sobre eventos de saúde, por exemplo, dois grandes nomes se destacam: o Suespar – Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná, e o E-saúde – Encontro de tecnologia aplicada à gestão em saúde. Em 2024, além da comemoração dos 45 anos da Federação paranaense, os eventos também chegam, respectivamente, à 30ª e 10ª edições.
Leia também – De 1979 a 2024: Uma jornada baseada nos princípios cooperativistas
Com o objetivo de fomentar debates técnicos, que antecipam possíveis cenários e exploram soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor da saúde suplementar, o Suespar nasceu ainda em 1992, com a primeira edição realizada em Ponta Grossa. De lá para cá, foram 30 edições, com pausas somente nos dois anos em que o mundo enfrentou a pandemia de Covid-19, marcadas por palestras de temas variados, sempre relacionados ao momento vivido pelas Unimeds – e pelo país – ano após ano.
A cada edição, o simpósio reforça seu papel de fortalecer a marca, fomentar o networking entre diferentes públicos e, ainda, aproximar dirigentes, médicos-cooperados, colaboradores e parceiros do Sistema de diferentes partes do país. Na última edição, em 2023, o evento recebeu mais de 800 participantes, além de 40 palestrantes, que integraram quatro plenárias e 15 salas subtemáticas, divididas pelas trilhas Mercado, Saúde, Inovação, Cooperado e Institucional. Tais números mostram a relevância do Simpósio não só para as Unimeds do Paraná, mas, também, para o fortalecimento do Sistema Nacional.
A mesma característica inovadora é percebida no E-saúde, que teve sua primeira edição realizada em 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com aproximadamente 150 participantes. O evento aborda o universo tecnológico e suas principais aplicações no setor da saúde, compartilhando cases de outras instituições e as possíveis estratégias para vencer os desafios impostos rotineiramente. Ao longo do tempo, o E-Saúde cresceu e se moldou às necessidades do público, com edições on-line e híbridas, recebendo, inclusive, palestrantes internacionais. Além disso, a Unimed Paraná promove, de maneira constante, palestras, treinamentos e capacitações relacionadas às demandas das diferentes áreas que compõem a cooperativa. A Federação é, também, uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná, conforme o ranking elaborado pela Great Place to Work – GPTW.
Compar
Composto por 22 Singulares e uma Federação, o Sistema Unimed Paranaense tem, como característica, a união de recursos das Unimeds para que seja investido nas melhores soluções para as cooperativas como um todo. Foi com esse objetivo que a Compar – Sociedade de Compartilhamento e Participações S/A, holding do Sistema Unimed Paranaense, foi fundada, em 2018, em comum acordo pela maioria das Singulares.
O primeiro investimento aconteceu no ano seguinte, em 2019, a Unicall, empresa de contact center utilizada em grande parte do estado. Com o tempo, as aquisições se expandiram. Hoje, a Compar é detentora de parte da UpFlux, empresa de Tecnologia da Informação especializada em inteligência artificial para mineração de processos; de um terço da Univision, que fornece soluções de aplicativos, chatbots e portais de vendas; e da totalidade da tudobem, dedicada ao acesso popular à saúde, com liberdade para explorar novos modelos de negócio e operações.
As empresas também permitem a centralização de serviços e a consequente otimização de custos, facilitando o foco das Singulares na sua atividade principal de operar os planos de saúde. E o objetivo final é esse: gerar soluções para apoiar as Singulares em sua operação, contribuindo com a missão da Unimed Paraná de promover a integração e a sustentabilidade do Sistema.