Um plano de cooperação

cooperação
Pixabay

Artigo do diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Durval Francisco dos Santos Filho, explicando como a cooperação se relaciona com a saúde

A saúde é o nosso bem mais precioso. Pesquisas como a da Forbes (2017), atestam que 61% dos profissionais ativos no mercado de trabalho mudariam de emprego, especificamente, por causa de assistência médica. Outra pesquisa do IESS/Ipobe (2019) aponta que o plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros.

Dr. Durval Francisco dos Santos Filho, diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná

Segundo levantamento do Glassdoor (2020), o plano de saúde empresarial é visto como o benefício mais importante oferecido por uma empresa. Os dois anos de pandemia acabaram por realçar essa importância, como mostra a pesquisa mais recente da Anab de Planos de Saúde, em que 81% dos brasileiros afirmam que a crise da Covid-19 fez aumentar o receio da falta de acesso a tratamentos médicos. Entre os que possuem menor poder aquisitivo, com renda de até cinco salários mínimos, a preocupação aumentou ainda mais.

Leia também: Cultura organizacional versus inovação

A relevância de um plano de saúde com a qualidade Unimed se fez ainda mais notável. Nossa marca é impactante e implica qualidade. Nós somos a maior cooperativa de trabalho médico do mundo, com presença em 86% do território nacional. Um em cada quatro médicos no Brasil é cooperado do Sistema Unimed, assumindo o papel de sócio e responsável pela sua Singular. Só no Paraná, somos 23 cooperativas, 11.154 médicos-cooperados, 223 hospitais credenciados, visto que 8 são próprios, 7.015 colaboradores e 1,6 milhões de beneficiários. São números que justificam nosso market share de 55,1% e retratam o trabalho, a dedicação e a qualidade da assistência que prestamos

É no seio dessa história que está nascendo o Paraná cooperativo. Um plano, com a marca Unimed, criado como solução de saúde para o Sistema Cooperativista Paranaense. O produto nasceu com o propósito de promover intercooperação entre ramos: agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho produção de bens e serviços, e transporte.

Só no Paraná, somos cerca de 2 milhões de vidas, entre cooperados e colaboradores, sem considerar dependentes.

A busca por um plano de saúde é estimulada por vários fatores, diferentes de indivíduo para indivíduo. Desde acesso facilitado, rede de atendimento, segurança, qualidade de vida, até custo-benefício do que está sendo entregue. Há os que dão mais valor a um ou outro desses quesitos, e aqueles que querem tudo isso e um pouco mais. O que ninguém abre mão é da qualidade da assistência ofertada.

Esse é um dos motivos porque é sempre um desafio oferecer um plano com a marca Unimed. Constantemente, buscamos nos diferenciar no mercado, valorizando nossos médicos e perseguindo a excelência para os nossos clientes. Os custos elevados em saúde exigem otimização de recursos para oferecer a mesma qualidade de sempre, em diferentes produtos. Esse plano para as cooperativas paranaenses foi criado levando em conta tudo isso. Ele pode ser nacional ou estadual e nas categorias premium, tradicional, essencial ou ambulatorial, considerando as necessidades e exigências dos segmentos desse público em questão.

Nossas soluções incluem programas de gerenciamento de doenças e condições crônicas, de acompanhamento de gestantes, recém-nascidos e primeira infância, de saúde mental, de gerenciamento de casos complexos e altos custos, de Saúde Corporativa, de Cuidados Paliativos, de Internamento Domiciliar e de Monitoramento Pós-covid, sempre sob a coordenação do médico-assistente.

Como cooperativa de saúde, cooperativa formada por médicos, nossa missão não é só ofertar tratamentos de qualidade, mas, principalmente, fortalecer atitudes de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.