Fundada em junho de 1978, a Unimed Ponta Grossa se consolidou uma das maiores operadoras de saúde do Paraná
A Unimed Ponta Grossa está prestes a completar 45 anos de história. Uma trajetória cheia de grandes conquistas, entre elas o Hospital Geral Unimed (HGU), o Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), o Espaço Saúde Plena, e o Laboratório matriz e seus oito postos de coleta em toda a região dos Campos Gerais.
“Os cooperados conseguem ter essa visão de que o investimento em recursos próprios foi fundamental para o caminho trilhado pela nossa cooperativa. Além de proporcionar campo de trabalho para o cooperado, e representar controle de custos para a cooperativa, temos a oportunidade de promover um atendimento de melhor qualidade para nossos beneficiários e para a comunidade”, explica Michele Cação Ribeiro, diretora de Mercado e Relacionamento com o Cooperado.
Além do cuidado com a saúde, a cooperativa ainda apoia trabalhos sociais e culturais sendo patrocinadora do Parque Vila Velha, do projeto Médicos de Rua, assim como da cultura local, por meio de uma lei municipal de incentivo que permite o direcionamento de parte do IPTU da Singular para projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura.
Leia também: Como a Unimed Ponta Grossa tem aplicado inovação em saúde
Na área social, é realizada a contribuição mensal voluntária dos cooperados, a qual viabiliza a Páscoa Unimed e o Natal Cooperativo, que são iniciativas próprias da Unimed Ponta Grossa, realizadas há mais de 20 anos e que beneficiam crianças da área de ação da operadora. “Pela essência do cooperativismo, temos interesse pela comunidade na qual estamos inseridos”, assegura Michele.
O diretor-presidente da Singular, Pedro Moyses Soares Jacintho, comenta que, em todos esses anos de atuação, a Singular impactou toda a região dos Campos Gerais, trazendo uma evolução constante na qualidade dos serviços e no atendimento. Muitos médicos cooperados também atendem em outros setores, como na saúde pública, o que para ele é importante também, pois reforça a cultura de qualidade de atendimento para a população como um todo.
“Outro ponto é a geração de trabalho. Hoje, a Unimed Ponta Grossa tem mais de 900 colaboradores e mais de 500 médicos, sendo muito importante para a área da saúde local”, afirma Jacintho.
A busca pela melhoria contínua permeia a história da cooperativa, assim como a valorização dos médicos cooperados, buscando não só a valorização no âmbito financeiro, mas também de qualidade de vida e de condições de trabalho e atendimento.
“Há planos de continuidade de crescimento sustentável para a Unimed por meio da busca constante da evolução em relação à qualidade, ao desenvolvimento de novas tecnologias e à inovação. Esse é o nosso foco principal hoje, sem esquecer que somos uma cooperativa, que fazemos parte de um Sistema e que esse Sistema, estando mais forte, fortalecendo todos, se a Unimed Ponta Grossa estiver forte, nossos cooperados também estarão”, destaca o presidente.