Você já imaginou passar mais da metade da sua vida trabalhando em uma mesma empresa? Essa é a trajetória profissional de Diego Luís Eckstein, coordenador de Help Desk da Unimed Paraná. Dos 34 anos de vida, 17 já foram dedicados ao Sistema Unimed Paranaense, divididos entre a vivência na Unimed Costa Oeste e, mais recentemente, na Federação.
Quando entrou pela primeira vez pela porta da Unimed Costa Oeste, em Toledo, em 2007, o rapaz não imaginava trilhar uma trajetória tão longa e de tanto sucesso. No entanto, sempre houve muita dedicação para alcançar todos os objetivos. “Eu já tinha trabalhado como garçom, depois fui para um escritório de contabilidade, e entrei na Unimed como office boy. Contudo, quando não tinha trabalho para fazer na rua, eu ficava na cooperativa e auxiliava com questões da área da informática. Eu era muito novo para imaginar o que aconteceria pela frente, mas já era algo que eu gostava muito”, comenta.
O interesse pela informática fez com que o rapaz, em menos de dois anos, fosse convidado a atuar como Técnico de Informática na Singular. “Foi aí que eu, de fato, comecei minha carreira. Me tornei assistente, depois fui promovido a analista júnior e, na sequência, pleno”. Na mesma época, em 2009, ao notar que as oportunidades poderiam ser ainda maiores, Eckstein ingressou na faculdade de Bacharel em Sistemas de Informação. “Até que em 2013 fui convidado a assumir como Supervisor, sendo o responsável pela área dentro da Unimed Costa Oeste”, diz.
O crescimento dentro da cooperativa despertou ainda mais o interesse do profissional pela área de Tecnologia da Informação e, mais especificamente, pela gestão. “Quando fui convidado a assumir o departamento, comecei a me preparar ainda mais para a gestão, de fato, pois dentro da Unimed sempre houve muitas oportunidades de crescimento interno, além de muito investimento”, relembra, ao afirmar que sempre se preocupou em aproveitar todas as chances que teve.
A grande virada na vida de Eckstein, no entanto, aconteceu mais recentemente. Em 2021, o profissional foi convidado a assumir a coordenação da área de Help Desk da Unimed Paraná, em Curitiba. “Eu confesso que eu não imaginava estar pronto para a Federação, mesmo com toda a minha atuação na Singular. Mas foi extremamente gratificante ser reconhecido dessa forma, além de toda a receptividade que tive ao chegar aqui. Foi um momento de transição muito grande, mas vivido de maneira tranquila e com muito apoio da minha esposa, também”.
Em relação às atividades na Singular e na Federação, o coordenador do Help Desk destaca que existem inúmeras diferenças, mas que, ao mesmo tempo, as vivências se complementam. “Acredito que ter vindo de uma Singular facilitou muito minha atuação na Unimed Paraná, pois, eu vivi localmente muitas situações que meus colegas não têm dimensão de como funcionam, como a estrutura, a forma de conduzir a equipe, as demandas, enfim, todas as diferenças que existem. Dessa maneira, consigo mostrar à equipe a melhor maneira de entender o processo cotidiano que acontece na outra ponta”.
E se mudar de cidade já parecia muito, em junho do mesmo ano o casal foi surpreendido com mais uma notícia: a gravidez da esposa. De gêmeos. “Foi realmente uma mudança radical, pois nossa família estava em Toledo e nós aqui, em outra cidade, outro emprego e prestes a ter dois filhos. Mas deu tudo certo! Eu vejo que a Unimed Paraná proporciona para nós essa tranquilidade de ter, realmente, um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Desempenhamos bem nosso papel dentro da cooperativa, e fora do trabalho consigo me dedicar inteiramente à família”, detalha.
Hoje, se pudesse aconselhar um jovem de 17 anos que está em busca de um emprego, o profissional não hesita: é preciso aproveitar e se dedicar a todas as oportunidades, pois elas passam. “Você deve sempre focar em fazer o seu melhor, independentemente de onde está e das ferramentas que tem, e agarrar as chances que aparecem, pois isso não vai acontecer sempre”, reforça.
Por fim, o profissional também comemora os 45 anos da Unimed Paraná. “Desejo que venham muitos longos anos à Federação, e que eu possa continuar fazendo parte dessa história”, finaliza.