Marcando um novo tempo de inovação ao que se refere a recursos próprios do Sistema Unimed, o novo hospital atenderá diversas regiões do estado

Foi um momento de muita emoção o anúncio do projeto de construção de um Hospital de Alta Complexidade da Unimed Costa Oeste no Biopark, em Toledo. A divulgação foi feita na segunda-feira (17), em um evento que reuniu diversas autoridades, representantes de entidades cooperativistas e do Sistema Unimed Paranaense.

Além de poder atender toda a região Oeste do estado, também acolherá pacientes das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste do Paraná – e cidades vizinhas. “Trata-se de uma parceria inovadora entre o Sistema Unimed e o Biopark”, enfatizou o presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Fernandes Faria. “O Biopark com a vocação inovadora e a Unimed por cuidar de pessoas. Queremos estar juntos e trazer saúde de alta qualidade com um atendimento assistencial de alta tecnologia”, completa.

A nova estrutura contempla a doação de uma área de 20 mil m² pelo Biopark e um investimento de cerca de R$ 60 milhões por parte da Unimed. O presidente da Federação ainda destacou que esse é um marco dentro das iniciativas de recursos próprios – já que será o primeiro hospital de todo o Sistema Unimed Paranaense. “Isso é um protagonismo de vanguarda que permeia todo Sistema Nacional”, reforça o presidente da Federação.

Essa inovação societária também foi destacada pelo diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Hiroshi Nishitani. “Não somente por sua estrutura física, mas por todo esse trabalho realizado em conjunto, entre o Sistema Unimed e o Biopark”.

Leia mais: Investimento em recursos próprios cresce no Paraná

O presidente da Singular ainda explicou que o local terá 40 leitos, sendo 10 de UTI, e atenderá diversas especialidades, com previsão de início das atividades em 36 meses. “Ele já nasce com a proposta de atender alta complexidade. Nosso objetivo é iniciarmos os trabalhos no início de 2024”, esclarece Hiroshi.

BIOPARK

O Biopark está localizado na rodovia estadual PR-182 e conta com uma área de mais de 5 milhões de m². O local é composto por três prédios para universidades, além do Biopark Educação, prédios para laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, prédio corporativo, restaurante e ginásio poliesportivo. Também é considerado o primeiro Parque Científico e Tecnológico de Biociências “on demand side”.

A instalação de um Hospital de Alta Complexidade coroa uma área do parque destinada a um complexo de saúde que já conta com a presença do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Para o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, a construção desse novo hospital representa mais um passo rumo à independência do Biopark como um território neutro, capaz de atrair equipamentos regionais de diferentes instituições. “O hospital vai proporcionar que tenhamos residência médica e pesquisa clínica. Será um local de ensino e de cuidar das pessoas”, comemora Donaduzzi.

Reprodução/Unimed Costa Oeste

Ao final do evento, os representantes das instituições assinaram um contrato firmando a parceria e, em um momento emocionante, apresentaram ao público convidado a placa que anuncia as novas instalações do hospital.

Também compareceram à cerimônia de abertura: Luís Francisco Costa, diretor da Unimed Paraná e diretor da Unimed do Brasil (representando o presidente da Confederação, Omar Abujamra), Adilson Cleto Bier, conselheiro-coordenador da Região 4 da Unimed Paraná; Alberi Locatelli, diretor da 20º Regional de Saúde de Toledo, e que representou o Governo do Estado; Beto Lunitti, prefeito de Toledo, além de autoridades municipais, regionais e estaduais, bem como representantes de toda a esfera de saúde.

Reprodução/Unimed Costa Oeste

Estiveram também presentes no evento, pelo Sistema Unimed: Faustino Garcia Alferez, diretor da Unimed Paraná; Omar Taha, presidente da Unimed Londrina; Éderson Crippa, diretor da Unimed Londrina; Ricardo Pinelle, gerente da Unimed Londrina; Ribamar Leonildo Maroneze, presidente da Unimed Apucarana; Rodolfo César Visoni Poliseli, presidente da Unimed Regional de Campo Mourão; Ronaldo Borges Pereira, presidente da Unimed Noroeste do Paraná; Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed Francisco Beltrão; Sidney Calixto Jr., diretor da Unimed Vale do Piquiri; bem como os diretores da Unimed Costa Oeste, Manoel Joaquim de Oliveira e Christian Floriano e Silva, além dos cooperados e colaboradores da Singular.

Reprodução/Unimed Costa Oeste

Leia mais: Os desafios do cooperativismo na área da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *