Em um cenário global em que o câncer de mama é uma das principais preocupações em saúde feminina, a Unimed Apucarana destaca-se mais uma vez por sua ativa participação no Outubro Rosa. Com o tema “Toques que mudam tudo”, em 2023, a cooperativa buscou sensibilizar a comunidade sobre a importância do autoconhecimento e da prevenção.
O presidente da Singular, o médico mastologista Ribamar Leonildo Maroneze, explica que o tema enfatiza a relevância do toque no sentido de estar alerta às medidas de prevenção do câncer de mama.
“Um dos objetivos é o breast awereness, que vem substituir o autoexame como orientação para as mulheres. Por meio do autoconhecimento, é possível perceber, precocemente, alterações mamárias que alertam para a procura de orientação médica”, explica o médico. Durante a campanha, a Unimed Apucarana utilizou diversos canais para estimular a participação da comunidade. Além das redes sociais, a cooperativa promoveu exposições de fotos e banners em locais de grande circulação. Destaca-se a parceria com entidades municipais e empresas locais, reforçando o compromisso com a conscientização sobre o câncer de mama.
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As fotos mostravam mulheres mastectomizadas ou com as mamas reconstruídas, também expondo suas cicatrizes físicas, mas sempre evidenciando feições descontraídas, ressaltando a superação emocional. Também foram expostas fotos de mulheres sem os cabelos, em tratamento, assim como mulheres que já se recuperaram da alopecia, mostrando mais um passo para a superação.
“Isso tem ajudado a chamar a atenção das populações feminina e masculina para o tema de grande importância, já que o câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública da atualidade”, relata o presidente da Singular.
O suporte ao Outubro Rosa é contínuo. A Singular já participou como apoiadora em campanhas de doação de cabelos para confecção de perucas e em campanha para aquisição de próteses mamárias para reconstrução de mamas no serviço público de saúde.
“Também iniciamos em 2022 um projeto-piloto, com 1.600 beneficiários, no qual realizamos contatos individuais com cada uma que não realizou os exames preventivos. Para os próximos anos, estamos estudando junto à área de TI uma ferramenta para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho de forma automatizada”, comenta.
O presidente da cooperativa ressalta que a cobertura de mamografia no Brasil ainda é baixa, e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce é essencial. “O ponto mais importante na prevenção secundária é o diagnóstico precoce. Todos os estudos da atualidade confirmam ser a realização da mamografia na população-alvo a melhor estratégia para redução da mortalidade”, reforça.