A Unimed Cascavel realizou na primeira semana de fevereiro a solenidade oficial para a entrega de mais dez cadeiras de rodas adquiridas na 9ª edição da campanha “Doe lacres. Doe tampinhas”. Entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023, a Cooperativa contou com o empenho de cooperados, colaboradores, clientes, empresas parceiras, do Sindicato Rural (durante o Show Rural) e da população em geral para bater o recorde de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas de todos os tipos. Foram 4,9 toneladas de itens, cujo valor da venda foi completado pela cooperativa de saúde para totalizar R$ 9.798,80.
Leia também – Passeio Ciclístico Unimed Inspira movimentou o Lago Igapó no último domingo
A entrega foi feita na presença das dez entidades beneficiadas, além de parceiros, a exemplo da Sanepar, do Sicredi Cafelândia, do Alphaville Urbanismo, da Omni Coworking, do Colégio Estadual Wilson Joffre e da Metrologia Cascavel.
Repasses 9ª edição
As primeiras dez cadeiras dessa edição já haviam sido entregues no início de dezembro. Agora foram mais dez, totalizado 20 equipamentos entregues para as entidades assistenciais beneficiadas.
- Apae de Cafelândia: 2 cadeiras
• Apae de Capitão Leônidas Marques: 2 cadeiras
• Apae de Cascavel: 2 cadeiras
• Apae de Nova Aurora: 2 cadeiras
• Associação Cascavelense de Amigos dos Surdos (Acas): 2 cadeiras
• Lions Clube de Cascavel: 2 cadeiras
• Lions Clube de Ubiratã: 2 cadeiras
• Paradesporto de Cascavel: 2 cadeiras
• Rotary Clube de Ubiratã: 2 cadeiras
• Uopeccan de Cascavel: 2 cadeiras
O Lions Clube de Ubiratã participa há anos da iniciativa. A entidade começou estimulando associados e empresas parcerias. Hoje tem o apoio de toda a comunidade do município. “Além de ajudar pessoas com mobilidade reduzida, com essa arrecadação nós também contribuímos com o meio ambiente, pois ajudamos a conscientizar a sociedade sobre a separação correta do lixo e o reaproveitamento dos lacres e tampinhas”, conta Lígia Helena Furuya Mazer, diretora do Lions Clube de Ubiratã.
A entidade tem a intenção de montar um projeto a partir dos itens doados pela Unimed Cascavel. “Queremos criar um banco de cadeiras de todas e outros equipamentos de acessibilidade para que a gente possa oferecer à nossa comunidade como forma de empréstimo a quem tenha necessidade”, acrescenta Lígia.
Outra beneficiada foi A Associação do Paradesporto de Cascavel, que está ligada à Secretaria Municipal de Esportes e estimula a prática de diversas modalidades entre pessoas com deficiência. “Temos um setor que atende diariamente muitas pessoas que procuram ajuda para melhorar a própria qualidade de vida. Essa parceria com a Unimed veio a contribuir muito porque a gente também pode ajudar outras pessoas. É uma ação de extrema importância para a sociedade como um todo e, principalmente, para as pessoas que precisam dessas cadeiras de rodas. Então, a gente vê que é grandioso esse projeto”, enaltece Pollyana Bastos, coordenadora do setor de Paradesporto de Cascavel.
A 10ª edição já começou!
Começaram no dia 13 de fevereiro de 2023 e vão até 31 de janeiro de 2024 as arrecadações da 10ª edição do “Doe lacres. Doe tampinhas”. Ao longo deste ano, uma série de ações comemorativas serão realizadas. A cada mês a Unimed Cascavel vai mostrar a história de um personagem beneficiado pela campanha. Hoje começamos com um talento do paradesporto.
Altair Antonio Alves
Em 2008, Altair era um homem de 30 anos de idade que só praticava esportes ao fim de semana. Mas um acidente de carro o deixou paraplégico e, em vez da depressão, ele optou pela vida saudável. Assim que teve condições de se movimentar melhor na cadeira de rodas, começou a praticar esportes adaptados. Hoje, aos 44 anos, é campeão paranaense e brasileiro de handebol para cadeirantes, além de campeão de acesso do brasileiro de basquete em cadeira de rodas. Altair também é presença constante na categoria especial das Corridas Noturnas Unimed Cascavel.
“Quando você percebe que sua vida mudou por causa de uma deficiência, precisa de apoio para encontrar uma saída. É isso o que a Unimed oferece há tantos anos com essa campanha. Ao fornecer cadeiras de rodas, a Unimed Cascavel dá oportunidade para quem está com limitações de mobilidade e muitas vezes não tem sequer condições de ter acesso a uma cadeira. Então, a Cooperativa tem um papel muito importante para essas pessoas que talvez nem sejam clientes, mas recebem essa ajuda tão especial.
Altair destaca ainda que os itens repassados pela campanha “Doe lacres. Doe tampinhas” possibilitarão mais pessoas descobrirem um novo caminho de vida. “O valor do esporte está no acolhimento, na inclusão e na força física e emocional contra a depressão. A vida não acaba quando você senta em uma cadeira de rodas”, finaliza.
Onde doar?
A Cooperativa tem parceiros em todas as cidades beneficiadas. A população também pode entregar os lacres das latinhas de alumínio e as tampinhas plásticas nas unidades da Unimed Cascavel:
- Sede da Unimed Cascavel: R. Barão do Cerro Azul, 594.
• CAS Cascavel: Av. Tancredo Neves, 1189.
• CAS Cafelândia: Av. Desembargador Munhoz de Mello, 87 (sala 02).
• Posto de vendas de Ubiratã: Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1566.