Considerado pela ciência o alimento mais completo para o bebê, o leite materno também é chamado de “amor que alimenta” pela Unimed Cascavel. Destacar a importância disso foi o tema central da campanha Agosto Dourado, realizada entre 16 e 17 de agosto, no Centro de Atenção à Saúde (CAS).
Leia também – Cuidados na gestação e amamentação favorecem saúde da mãe e do bebê
Casais à espera de bebês ou com filhos em idade de aleitamento participaram de rodas de conversa e oficinas sobre introdução alimentar e continuidade do aleitamento materno, além de shantala (massagem indiana que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o contato entre os pais e o bebê). O conteúdo foi conduzido pela nutricionista Ana Caroline Zanolla e pela enfermeira obstétrica Ariana Cristina Tasca, ambas da Unimed Cascavel. “O evento foi muito benéfico, pois representou um reforço importante ao incentivo à amamentação. Isso é algo que a Unimed Cascavel sempre destaca entre as famílias. Os nossos encontros do ‘Agosto Dourado’ também foram momentos em que a nossa equipe multiprofissional pode esclarecer dúvidas apresentadas pelos papais e mamães, bem como falar sobre desafios e mitos da amamentação”, avaliou Ariana.
Eliziane Aparecida participou pelo segundo ano consecutivo das atividades oferecidas pela Unimed Cascavel: em 2022, quando o filho Gabriel estava com três meses, e agora, com o menino já dando os primeiros passos. “No ano passado, eu participei para aprender um pouco mais, porque o Gabriel estava bem no início da amamentação. Desta vez, também tive o objetivo de compartilhar a minha experiência, falando sobre o que foi muito bom e também sobre o que foi difícil nesse processo. A amamentação tem várias fases, cada uma com seu desafio. Para mim, foi muito positivo. As trocas de experiências e ensinamentos dos profissionais são muito importantes, pois ajudam muito. A amamentação não precisa ser com dor. Temos apoio e ajuda”, conta.
Já Andréia Jessica Grahl está à espera do filho, previsto para chegar ao mundo em outubro. “Esta é a minha primeira gestação, então, tenho buscado aprender diferentes assuntos relacionados à maternidade. Achei os temas muito legais. Participei das oficinas de shantala e de introdução alimentar. Nesta última também levei o meu marido, e a gente gostou muito mesmo. Achei tudo excelente! Também gostei muito das meninas que conduziram as oficinas. Todas bem preparadas em relação aos conteúdos abordados e conseguiram criar um ambiente muito acolhedor”, elogiou.
Andréia também já se inscreveu para participar da próxima turma do Cegonha, em 12 de setembro. O programa é destinado a beneficiárias da Unimed Cascavel a partir 12ª semana de gestação. Nos oito encontros, uma equipe composta por médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga é responsável por repassar orientações teóricas e práticas sobre cuidados na gestação, no parto e no pós-parto. CLIQUE AQUI e saiba mais.
Solidariedade
Ao fim do evento, as participantes receberam de presente um frasco para armazenar o próprio leite ou doá-lo para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Cascavel.