A Unimed Cascavel recebeu o Selo e uma menção honrosa no Prêmio Sesi ODS 2021. O selo é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) para reconhecer empresas, entidades, universidades e outros órgãos que promovem ações em favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A inscrição da Unimed Cascavel foi com o Programa de Formação para Cuidadores de Idosos, que oferece formação e capacitação continuada para pessoas que desejam ser ou que já atuam como cuidadoras de idosos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

Em 2015, líderes mundiais se reuniram na Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveram metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem cumpridos até 2030.

Cuidadores de idosos

O projeto da Unimed Cascavel nasceu em 2015 para formar uma “rede de conhecimento” com potencial de capacitar cuidadores (ou pessoas interessadas na área), aprimorando as habilidades essenciais para quem quer exercer essa profissão de forma digna e responsável em relação ao cuidado prestado aos pacientes.

“O programa tem evoluído a cada ano. Atualmente conta com o Curso de Cuidadores de Idosos nas modalidades presencial e on-line, com carga de 80h, encontros de cuidadores, palestras mensais de atualização, oficinas de inclusão digital e programa de saúde mental e emocional”, explica a colaboradora Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Desde que foi iniciado, o programa conta com vários parceiros, incluindo empresas, universidades e profissionais da saúde. O projeto funciona como um gerador de oportunidades de trabalho, de acesso à formação de qualidade, de relacionamento e de exercício do cuidado.

Fonte: Unimed Cascavel