Dentro do Sistema Unimed, reconhecido como o maior modelo cooperativista médico global, a Unimed Curitiba tem solidificado sua posição de destaque no decorrer dos seus 52 anos de história. A trajetória de sucesso é resultado da combinação de dois fatores essenciais: o esforço coletivo dos médicos-cooperados e de todos os envolvidos com o seu negócio e a gestão coletiva eficaz.
“Nossa solidez e grandiosidade são resultados de um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população, com a assistência médica de qualidade e com a excelência do atendimento prestado à comunidade”, afirma o diretor-presidente, Rached Hajar Traya, que reforça os princípios e valores cooperativistas como essenciais para enfrentar os desafios da saúde suplementar.
A cooperativa começou de maneira modesta, com apenas 23 fundadores, e experimentou um crescimento gradativo, transformando-se em uma obra coletiva em constante evolução. Cada cooperado desempenha um papel fundamental na consolidação dessa instituição, como destaca o diretor-presidente, que é médico cooperado desde 1993.
“Somos uma operadora de planos de saúde que faz a diferença na vida das pessoas com o nosso Jeito de Cuidar. E esse cuidado não é prestado apenas aos nossos mais de 600 mil clientes, 5 mil cooperados e 2 mil colaboradores. Nós oferecemos suporte e apoio à comunidade em que estamos inseridos e ajudamos a realizar uma verdadeira transformação social, por meio do cooperativismo”, reforça, enaltecendo a constituição do Instituto Unimed Curitiba em meio à pandemia.
Leia também: Gincana da Unimed Curitiba beneficia mais de 12 mil pessoas e 1.800 animais
O compromisso com a qualidade e um modelo assistencial diferenciado são os alicerces que estabelecem a Unimed Curitiba como referência no setor de saúde suplementar. Todavia o cuidado com as pessoas vai além dos consultórios, ambulatórios, clínicas e hospitais.
“Cumprimos o 7º pilar do cooperativismo ao promover o desenvolvimento da sociedade onde estamos inseridos, e isso é um dos pilares da nossa missão aqui na Unimed Curitiba. Queremos um país mais justo, mais desenvolvido e mais solidário”, afirma o diretor-presidente.
Além disso, a cooperativa se destaca por sua eficiência, transparência e gestão de custos assistenciais. A luta contra o desperdício, a prevenção de fraudes e a adaptação às mudanças no cenário da saúde suplementar são traços fundamentais da gestão atual. Esses esforços visam garantir a sustentabilidade da Unimed Curitiba e proporcionar o melhor atendimento ao público.
“Nunca se esquecendo de que a gestão não começa aqui na administração. Ela começa lá no consultório do médico. Ela começa no hospital, no plantão, na clínica. É lá que está de plantão o primeiro gestor da cooperativa, que é o sócio dessa instituição”, explica Rached Traya.
Para ele, a participação ativa na gestão e o compromisso com a eficiência e a transparência por parte dos cooperados são fundamentais para o sucesso da Singular. Afinal, ele acredita que o cooperativismo permite que todos colaborem para o desenvolvimento e a melhoria contínua.
A Unimed Curitiba encara o futuro com confiança, respaldada pelo compromisso das gerações passadas e presentes. Com mais de meio século de história, a instituição está pronta para enfrentar os desafios que virão com a mesma determinação, com foco na qualidade, no cooperativismo e no melhor modelo assistencial para seus usuários. “É uma construção colaborativa que nos oferece segurança e a certeza de que esse projeto não tem um fim determinado. Ele apenas continua e cresce”, complementa.