Unimed Oeste do Paraná busca no planejamento estratégico melhoria contínua

planejamento estratégico
Com um planejamento estratégico robusto, trabalhamos a Singular que segue em busca de um crescimento sustentável e de um atendimento de excelência (Foto: Divulgação/Unimed Oeste do Paraná)

Em 2024, a Unimed Oeste do Paraná deu um passo significativo rumo ao futuro ao lançar seu Planejamento Estratégico, intitulado “Plantando Conexões. Colhendo Resultados”, que simboliza a nova cultura que a cooperativa está cultivando.

Marco Aurélio Farinazzo, presidente da Singular e atual diretor de Saúde

“Esse documento é resultado do esforço conjunto dos colaboradores, lideranças e diretoria. Ele não apenas define metas e estratégias para os próximos quatro anos, mas também serve como um guia para o crescimento sustentável da cooperativa”, afirma o presidente da Singular e atual diretor de Saúde, Marco Aurélio Farinazzo.

E para garantir que as metas traçadas sejam efetivamente alcançadas, foi instituído um Comitê Interno, que se reunirá mensalmente para as Reuniões de Acompanhamento da Estratégia (RAEs).

As iniciativas do projeto já começaram a gerar resultados, como a conformidade com a RN 518, que trouxe segurança e diminuiu o capital baseado em risco. Além disso, a Singular se destacou no 30º Suespar, alcançando o primeiro lugar em performance entre todas as Unimeds do estado.

Em parceria com a Faculdade Unimed, a Federação do Estado do Paraná e o Sescoop/PR, a Singular reestruturou seu planejamento utilizando a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), que auxilia na gestão de desempenho e na definição de metas. O projeto, que inclui a implementação da certificação ISO 9001, já conta com mais de 600 horas de consultoria e treinamentos, envolvendo todos os colaboradores e a alta liderança.

Juliane Licieski Spanceski, responsável pelo projeto de reformulação do Planejamento Estratégico (Foto: Divulgação/Unimed Oeste do Paraná)

“Nesse processo de desenvolvimento, estar aberto para o novo requer muita resiliência, dedicação e persistência, soft skills que foram amplamente desenvolvidas pelos colaboradores por meio de treinamentos específicos”, afirma Juliane Licieski Spanceski, responsável pelo projeto.

Ela destaca ainda a implementação de um Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) intitulado “Líderes do Futuro”, com foco no aprimoramento das habilidades necessárias para um líder contemporâneo. A estrutura de governança da Unimed Oeste do Paraná foi completamente revista, incluindo a atualização de seu estatuto social e organograma institucional.

A cooperativa adotou a “Essência Unimed”, que inclui crenças, propósito, princípios, valores e políticas de qualidade. Além disso, aderiu ao Programa “Jeito de Cuidar Unimed”, uma iniciativa da Unimed Brasil que visa fortalecer a cultura de atendimento e relacionamento com o cliente. “Sabemos que já avançamos muito, colhendo resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos.

O foco agora está no monitoramento do nosso PE e na consolidação da área da qualidade e do GRC (Governança, Riscos e Compliance), sempre incentivando os colaboradores a buscarem a melhoria contínua, com a meta de conquistarmos certificações de qualidade até 2025”, afirma Juliane.

Confira outras notícias da Unimed Oeste do Paraná: 14 anos de Unimed Oeste do Paraná; a história de Viviane Schwingel Livi

SHARE