Unimed Oeste do Paraná: saúde e cidadania correndo juntas

Unimed Oeste do Paraná apoia projeto de atletismo em Medianeira e fortalece seu importante papel social dentro da comunidade

Todo mundo concorda que praticar esportes traz inúmeros benefícios. Além de fazer bem para a saúde, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento social por meio de regras, disciplina e valores. E foi no atletismo que a Unimed Oeste do Paraná encontrou uma ferramenta de transformação social.

A Singular é a principal mantenedora financeira do Projeto Ação Jovem Cidadão, que supre os horários vagos de crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 16 anos, com atividades esportivas, em Medianeira.

Leia também: Unimed Norte Pioneiro: 36 anos de carinho, saúde e atenção

Crianças carentes e em situação de vulnerabilidade social são o foco do Projeto, que visa ao atletismo de alto desempenho. Idealizada em 2003 pelo professor Brasilino Alves Pereira, mais conhecido como Lico, a Ação Jovem Cidadão já atendeu mais de mil crianças. Os treinamentos são feitos por Lico e pelo também professor Jean Carlos Rossa, tudo de forma voluntária.

“O Projeto nasceu quando eu era diretor do Colégio Estadual Tancredo Neves, escola de periferia e com muitos problemas sociais, onde as crianças eram vistas como problemas para sociedade. Até hoje seu objetivo é social, e por meio do atletismo e do esforço de cada aluno individualmente, a meta é melhorar sua performance como cidadão, e se possível ser um atleta de ponta, vencedor nas pistas do estado e do Brasil”, observa Lico.

Lucas Heck

O supervisor da área de Comunicação e Relacionamento da cooperativa, Lucas Heck, relata que, sensibilizada pelo apelo e a causa legítima do professor, a Unimed abraçou o projeto e seus valores. Como parceira, a Singular realiza todos os anos a doação de calçados e uniformes para a garotada. Só em 2020, foram entregues 40 pares de tênis. Além disso, anualmente os jovens atletas ainda são submetidos a uma série de exames para garantir a saúde de todos.

“Para a Unimed Oeste do Paraná, há uma preocupação em como a questão social é tratada em nosso meio. Acreditamos que devemos investir parte daquilo que arrecadamos da sociedade, como forma de desenvolvimento social das comunidades mais vulneráveis. O esporte é uma forma saudável e completa de trabalhar corpo e mente dessas crianças”, ressalta Heck.

Graças ao Ação Jovem Cidadão, Medianeira tem ganhado cada vez mais espaço no atletismo. A equipe, que integra a Federação Paranaense de Atletismo, já disputou e venceu várias vezes os Jogos da Juventude Brasileiros e os Jogos Escolares do Paraná. E há muitos casos de sucesso, como a atleta Karine de Almeida, que foi campeã paranaense, brasileira e sul-americana, e ficou em quinto lugar no mundial disputado na Austrália.

“Os participantes que já passaram pelo Projeto hoje são cidadãos de bem, formados, uns casados, e alguns atletas já com filhos fazendo atletismo”, orgulha-se Lico.

PERFIL
• Cooperados: 131
• Beneficiários: 22.744
• Colaboradores: 110
• Área de atuação: Medianeira, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha do Iguaçu.
*Dados: março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *