Iniciativa Comer Intuitivo visa auxiliar os colaboradores a mudar a relação com a comida

Após identificar a necessidade de realizar ações voltadas à saúde física e mental dos colaboradores, a Unimed Pato Branco, por meio do Programa Viver Mais Colaboradores, lançou o projeto Comer Intuitivo – uma iniciativa que vai auxiliar os colaboradores a mudar a sua relação com a comida.

Leia também: Transtorno alimentar requer cuidado multidisciplinar

O primeiro encontro foi realizado no dia 10 maio, com a nutricionista Andréia Bortolini que falou sobre o tema “Alimentação Consciente”. Segundo ela, a pandemia deixou muitas sequelas relacionadas ao desenvolvimento e/ou agravamento de doenças crônicas, físicas e mentais, como transtornos de ansiedade, depressão, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dentre outras. Avaliando esse cenário, surgiu a ideia de desenvolver o projeto e orientar os colaboradores a mudar seus hábitos de vida, focando, sobretudo, na saúde e não na estética ou na redução de peso.

“O Comer Intuitivo tem a finalidade de ajudar as pessoas a confiarem no próprio corpo, a comer de acordo com os sinais internos, a melhorar sua relação com a comida e abrir mão de dietas restritivas e regras externas”, explicou.

Além da nutricionista Andréia, o projeto contará com o auxílio da psicóloga e analista de Gestão de Pessoas Duane Germiniani, do educador físico Jian Capelli e da enfermeira Maristela de Vargas. A metodologia das ações envolverá encontros mensais, visando à reflexão sobre o ato de comer, e oficinas práticas de nutrição e psicologia que contarão com a equipe de terapeutas do Centro de Atenção à Saúde (CAS). A duração do projeto será até novembro deste ano.

O Programa Viver Mais Colaboradores também realizará, por meio da APS, ações de cuidados com os colaboradores que possuem diabetes e hipertensão. Esses serão convidados a participar da Roda de Conversa APS, onde serão abordados temas que possam contribuir para que eles tenham mais qualidade de vida, sendo portadores dessas patologias.

Fonte: Unimed Pato Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *