Unimed PG estreia Mês de Inovação com palestra sobre criatividade

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(Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira (19), data em que se comemora o Dia Nacional da Inovação, a Unimed Ponta Grossa lançou a primeira edição do Mês de Inovação, voltado, principalmente, aos colaboradores, e que terá como tema principal: Desafie Suposições.

Para abertura da programação, o especialista Rodrigo de Barros ministrou uma palestra dinâmica com o tema “A raiz da inovação”, que aconteceu em dois horários e contou com a participação de mais de 60 colaboradores.

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Para dar as boas-vindas, Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente da cooperativa, citou uma conhecida máxima para agradecer àqueles que se fizeram presentes mesmo em meio à rotina atribulada. “A operação engole a inovação no café da manhã. O fantástico dessa iniciativa é que a gente pode tirar um tempo na agenda para inovar, por isso a gente reservou um mês inteiro com eventos, para dar oportunidade à criatividade e à inovação que, evidentemente, irão trazer melhorias para todos nós na Unimed Ponta Grossa”

Com foco na criatividade, Rodrigo abordou conceitos e atitudes que comprometem os processos de inovação dentro das empresas. Ao instigar reflexões, enfatizou que a inovação pode – e deve – ser semeada todos os dias nas atividades diárias.

“A inovação não é para tornar as empresas competitivas e, sim, para tornar as pessoas criativas. Quando a gente muda esse olhar, a gente humaniza a inovação. A jornada de inovação deve ser uma jornada de cura, em que a gente revisita o passado, abandona o que não serve mais e aí olha o presente e projeta o futuro. Quando falamos de criatividade em inovação, a atitude de abandonar é mais importante do que somente criar, porque quando se abandona aquilo que não se aplica mais, que não é mais útil, você se abre para outras possibilidades e formas de pensar”.

O “desapego” abordado no contexto da palestra chamou a atenção da Máira de Oliveira, da área de Gestão de Rede. “A fala do professor resgatou memórias necessárias, alertou para a importância de considerarmos tudo o que fizemos até aqui e selecionarmos o que precisamos deixar ir. Saí da palestra energizada e espero conseguir, ao final desse mês, ter criatividade para inovar nas atividades mais simples do dia-a-dia”.

O Mês da Inovação na Unimed

A ideia de organizar um mês inteiro com atividades voltadas à inovação surgiu no planejamento do encerramento do segundo ciclo dos squads de inovação. Inicialmente, seria um dia todo de atividades simultâneas em todas as unidades de negócio. E, no fim, devido ao grande volume de ações a serem promovidas, as premissas do Time de Inovação – Por que não? Por que não mais? –  pesaram na balança e deu-se início ao mês.

“A inovação é um dos valores da cooperativa e por que não movimentarmos esse valor durante um mês todo? O propósito é oportunizar aos colaboradores vivenciarem esse valor da cooperativa, sendo convidados a desafiarem suposições, por meio de mais de 40 atividades dinâmicas, com muita mão na massa e contato com inovação”, destaca Felipe Baranoski, líder do Time de Inovação.

Para Fernanda Razouk, gerente do Laboratório, a programação começou promissora. “A ideia de que inovação está diretamente ligada com pessoas hoje me soou mais familiar ainda, porque me faz crer que acreditar nas pessoas e dar espaço a elas segue sendo o caminho mais nutritivo para uma empresa crescer. Exerço fortemente minha liderança voltada para pessoas e, se por algum momento tive dúvidas quanto a minha proximidade com o tema inovação, essas dúvidas hoje deixaram de existir”.

Programação

As atividades vão até 25 de novembro e a programação irá contar com as Fábricas de Experimentos, oficinas práticas de criatividade, design thinkinglean thinking e design sprint, que serão realizadas semanalmente. Uma imersão em inovação exclusiva para lideranças também está prevista.

De acordo com Marjorie Ferreira, analista de Marketing, os temas a serem trabalhados durante o mês vão contribuir também para o desenvolvimento individual de cada colaborador. “É incrível como pensar em inovação não se trata apenas de inventar algo novo, mas, sim, de começar por si mesmo, reinventando-se. Com o mês da inovação espero que seja plantada em cada um a sementinha da criatividade e da inovação. Que a absorção de conhecimento seja grande e que possamos pegar tudo isso e aplicar em nosso trabalho diariamente. Que a inovação não seja uma escolha e sim um hábito”.

Já o Encontro Inova, ritual interno que acontece toda sexta de forma on-line, durante o período que durar o mês, terá as edições abertas para toda a comunidade. O primeiro aconteceu na sexta (21) com o tema “Como a Hotmilk transforma sonhos em inovação?. O convidado foi Klécius Gonçalves, business developer da Hotmilk Academy (PUC-PR).

O último dia do Mês de Inovação irá contar com a final do segundo ciclo dos squads de inovação, quando serão apresentados os pitches com as soluções trabalhadas durante os últimos quatro meses. Para o encerramento oficial, será realizada uma palestra vivencial, com o Rodrigo de Barros, seguida de um coquetel de confraternização.

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