O Espaço Saúde Unimed inaugurado pela cooperativa contempla o laboratório de análises clínicas e o serviço de liberação de guias

No dia 20 de junho, a Unimed Ponta Grossa inaugurou o Espaço Saúde Unimed, em Castro. A estrutura, com cerca de 300m², contempla o laboratório de análises clínicas e o atendimento aos beneficiários para liberação de guias.

O evento contou com a presença de cerca de 80 convidados, entre clientes, médicos, colaboradores e imprensa. “Temos em mente que, quando vamos planejar algo, que não seja simplesmente uma placa na parede, e que sempre esteja conectado com nosso propósito. Nossa missão é cuidar das pessoas com qualidade e excelência em saúde e essa estrutura vai nos permitir continuar cumprindo essa missão”, discursou o diretor-presidente da Singular Eduardo Bacila de Sousa, durante a cerimônia.

No total, são quatro salas de coleta, sendo uma especialmente ambientada para pacientes infantis e outra organizada para exames específicos que requerem a permanência do paciente no laboratório por mais tempo. A unidade ganhou também um espaço kids e ambiente para lanche, oferecidos gratuitamente aos pacientes que fazem exames em jejum.

Para o diretor regional da cooperativa em Castro, Matilvani Moreira, a nova estrutura é uma forma de retribuir a confiança dos clientes do plano de saúde do município. “Precisávamos de um espaço novo, maior, mais moderno e com estacionamento amplo. A população de Castro confia na Unimed e merece essa consideração, então contar com esse espaço é um avanço muito grande, é uma demonstração de muito respeito aos nossos beneficiários, que merecem ser atendidos com dignidade e de forma humanizada”.

A mudança de endereço também se fez necessária para acompanhar o aumento da demanda. Em 2019, quando Castro ganhou o serviço de análises clínicas da Unimed, a cooperativa contava com aproximadamente 12 mil beneficiários na cidade e o laboratório realizava cerca de 350 atendimentos mensalmente. Já em 2021, esse número subiu para 13 mil beneficiários e 820 atendimentos.

Leia também: Unimed Ponta Grossa patrocina projeto ‘Vamos Ler’

“Com a unificação do atendimento de liberação de guias e os serviços do laboratório, hoje nossa capacidade de atendimento duplicou. Estamos cada vez mais comprometidos em atender todas as regiões, não medimos esforços para isso e estamos investindo em uma cidade importante, que representa muito na estrutura da cooperativa”, comenta a gerente do Laboratório Fernanda Razouk.

Sobre o Laboratório Unimed

A primeira unidade do Laboratório Unimed foi inaugurada em 2017, em frente ao Hospital Geral Unimed (HGU). Em 2018, o bairro de Uvaranas ganhou um posto de coleta e, no ano seguinte, a cooperativa consolidou o serviço próprio de análises clínicas com a abertura de três unidades em Ponta Grossa e as primeiras duas na área de ação, uma em Castro e outra em Carambeí. A região da Nova Rússia, em Ponta Grossa, foi a escolhida, em 2020, para abrigar a oitava unidade. No período crítico da pandemia, no início de 2021, Castro chegou a contar com um posto de coleta extra, alocado no Hospital Cruz Vermelha.

Em janeiro de 2022, o Laboratório Unimed se tornou o único laboratório de análises clínicas do Paraná com certificação de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), assim como o Hospital Geral Unimed (HGU).

Nos últimos 12 meses, a Unimed Ponta Grossa totalizou mais de 270 mil guias liberadas e a rede própria de análises clínicas atingiu a marca próxima de um milhão de exames realizados.

Serviço
Espaço Saúde Unimed Castro
Endereço: Rua Cipriano Marquês de Souza, 316 (atrás do Sicoob)
Horário de atendimento para liberação de guias: segunda a sexta das 9h10 às 12h e 13h10 às 16h15
Horário de atendimento para coleta de exames: segunda a sexta das 7h às 16h e sábado das 7h às 12h.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Unimed Ponta Grossa