Unimed Ponta Grossa lança 4º Ciclo do Programa Squads

Programa marca a jornada de colaboradores envolvendo inovação e cooperação

Unimed Ponta Grossa
(Foto: Divulgação)

No dia 11 de junho, a Unimed Ponta Grossa iniciou o 4° ciclo do programa Squads, que é uma iniciativa do time de inovação da cooperativa. Ao longo dos últimos ciclos, o programa transforma o dia a dia pela união de colaboradores multidisciplinares em busca de soluções criativas e eficazes. Com a consolidação, o modelo tornou-se um importante disseminador da cultura de inovação e proporciona experiência prática aos colaboradores.

Leia também – Workshop de primeiros socorros na infância é promovido com beneficiários da Unimed Cascavel

As equipes formadas atuam de forma autônomas e são compostas por profissionais de diversas áreas, a fim de atingir um objetivo específico para a melhoria da cooperativa em um prazo curto a médio. O projeto surgiu para proporcionar a experimentação e facilitar a implementação de novas ideias.

A metodologia dos Squads visa, além de solucionar problemas reais da cooperativa, também capacitar os colaboradores com ferramentas utilizadas no mercado. Jonathan Silva, coordenador de TI e integrante do Time de Inovação, ressalta: “Os Squads vêm se tornando cada vez mais estratégicos para a nossa cooperativa. Eles promovem a colaboração entre setores, reunindo talentos de diferentes áreas para resolver problemas complexos de maneira criativa e eficaz”.

Desde a sua implementação, o programa já trabalhou em 11 desafios, resultando em 10 soluções. Dessas, seis foram implantadas; uma está em andamento; três não foram iniciadas e uma foi cancelada. Os números positivos refletem o sucesso e o impacto dos Squads na cooperativa. “Os últimos ciclos trouxeram excelentes resultados, tanto na capacitação dos colaboradores, quanto na captação de soluções para fragilidades da cooperativa”, comenta Jonathan. “Esperamos continuar impulsionando a inovação com projetos que tragam soluções práticas e eficientes para os desafios atuais da cooperativa”.

Para o novo ciclo que se inicia, a Unimed Ponta Grossa disponibilizou 24 vagas, que foram distribuídas em quatro equipes. Cada equipe conta com um mentor e um padrinho da diretoria executiva. O validador da ideia é o gestor da área em que o desafio será proposto. O ciclo será dividido em quatro fases: formação e estruturação dos times, pesquisa e validação de problemas, ideação e levantamento de possíveis soluções, planejamento e teste de protótipos/MVP e pitch final – a hora de verdade.

Jeanine Vrubleski, coordenadora de Governança Corporativa e integrante do Time de Inovação, destaca que os Squads são fundamentais para fomentar a colaboração e a autonomia dos colaboradores, aumentando seu engajamento e senso de propósito. “Eles promovem uma cultura de inovação e resultados, onde equipes multifuncionais trabalham de forma autônoma em objetivos específicos. Isso facilita a experimentação e a implementação de novas ideias, além de fomentar a colaboração entre diferentes áreas de expertise. No geral, os Squads melhoram a capacidade da cooperativa de se adaptar e inovar continuamente, mantendo-se competitiva e eficaz”, explica Jeanine.

Para Milena Bravo, analista de Comunicação e Marketing, que participa pela primeira vez, o programa é uma grande oportunidade. “Estou muito empolgada para fazer a diferença! Desde que soube sobre o projeto, o que mais me chamou a atenção foi justamente ter a oportunidade de fazer diferente do que sempre foi. Estar na Unimed, para mim, é muito mais do que trabalhar com a saúde, é ter a chance de transformar vidas”, diz Milena. “É maravilhoso saber que posso ter a oportunidade de colocar a mão na massa e, junto com outros colegas profissionais, solucionar problemas com muita inteligência e inovação”.

Com a abertura do 4º Ciclo dos Squads, a Unimed Ponta Grossa reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência. A expectativa é que os novos projetos continuem a fortalecer a cooperativa, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional para todos os envolvidos. Jonathan Silva encerra com uma mensagem de engajamento. “Gostaria de ressaltar o quão fundamental é o engajamento de todos os participantes para o sucesso dos Squads. Juntos, estamos construindo uma Unimed Ponta Grossa mais inovadora, eficiente e preparada para os desafios futuros”.

A Unimed Ponta Grossa está confiante de que este novo ciclo trará ainda mais conquistas, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa. Jeanine Vrubleski complementa: “Estamos comprometidos em manter uma comunicação clara e aberta durante todo o ciclo, garantindo que todos estejam informados sobre o progresso e os desenvolvimentos importantes”. Com essa abordagem colaborativa e inovadora, a cooperativa continua a trilhar o caminho de evolução constante.

Fonte: Unimed Ponta Grossa

SHARE