Com o avanço da tecnologia, novas soluções são criadas constantemente como forma de facilitar a rotina das pessoas e, ainda, fortalecer a segurança das instituições. Esse é o objetivo do trabalho desenvolvido pela Univision – empresa de soluções tecnológicas – que, agora, lança a solução de validação facial, que já está disponível no aplicativo Cooperado, da Unimed, e em breve será disponibilizada para a versão do app Cliente.
A ferramenta começou a ser idealizada ainda em 2018, quando houve a criação da célula de Inteligência Artificial (IA) da Univision. Conforme Luciana Trinkaus Menon, engenheira Machine Learning e doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que atuou na construção da solução, a verificação facial – ou biometria facial – funciona em três etapas. “Primeiro, há a detecção de face. Segundo, há a geração da assinatura biométrica do usuário e, por fim, é realizada a comparação de duas assinaturas biométricas, referentes à imagem utilizada no cadastro e à imagem capturada durante a solicitação de autenticação”, disse. Se o sistema reconhecer que ambas as fotos são da mesma pessoa, há a sinalização de “conformidade”.
De acordo com Luciana, a solução construída pela Univision foi exaustivamente testada nas bases de benchmarking, atingindo um desempenho médio de 99,8% de acurácia. “Mecanismos de biometria facial processam uma combinação de dados biométricos e transformam cada face em um código único, que é utilizado posteriormente para autenticar o usuário. Trata-se de uma tecnologia não invasiva e higiênica, com garantia de reconhecimento em cerca de 99% dos casos, mesmo com alterações no rosto do usuário relacionadas ao envelhecimento ou à mudança de aparência”, garantiu, reforçando a segurança da ferramenta contra tentativas de fraude, por exemplo.
A primeira Singular do Sistema Unimed a utilizar a solução facial criada pela Univision foi a Unimed Curitiba, especificamente no app Cooperado. “No primeiro momento, foram envolvidos os cooperados de um prestador específico, pois a solução valida também a localização geográfica, além do reconhecimento facial em si. Dessa forma, cerca de 100 cooperados foram envolvidos inicialmente, com o aumento progressivo para 300 cooperados durante a implantação”, explicou o gerente da área de TI da Unimed Curitiba, Rodrigo Scrocaro Ravaglio. Após todos os testes, a solução foi ampliada para os demais cooperados da Singular e já está em pleno uso.
A previsão, conforme o gerente, é que a ferramenta também seja estendida aos beneficiários via app Cliente até o fim deste ano. “Além da evolução tecnológica evidente, temos também uma redução de custo com equipamentos de leituras biométricas, além de maior assertividade no processo de positivação”, complementou.
Rubens Rodrigues Junior, superintendente da Compar e CEO da Univision, reforça a importância da solução, tanto para os cooperados, como para os beneficiários, e destaca a segurança em todas as etapas – desde o cadastro, até as positivações. O lançamento oficial da ferramenta para todas as Singulares que utilizam o app Cooperado aconteceu em julho.
Conforme o diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Paraná, Alexandre Bley, além de outros benefícios, a ferramenta também oferece o maior controle de sinistralidade. “A validação facial é uma solução de gestão que visa maior segurança e controle de possíveis fraudes na utilização do acesso à saúde. Sua disponibilização ao Sistema Unimed demonstra a preocupação da Univision em prover soluções tecnológicas para um melhor desempenho das nossas Singulares”, completou.