Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Muito se fala sobre os tipos de investimentos disponíveis, mas você sabe qual é o seu perfil de investidor? Conheça os três tipos e descubra o seu!

Durante as últimas semanas falamos muito sobre os tipos de investimentos e que é fundamental conhecer qual é o seu Perfil de Investidor. Mas por que essa definição é tão importante? Entenda que com ela você saberá o quanto de risco aceita correr e começará a selecionar as opções de investimentos que mais se adequam ao seu perfil.

Leia também: Você conhece ou vive a fábula da cigarra e da formiga?

Basicamente temos três tipos de Perfil de Investidor, que são: Conservador; Moderado e Arrojado.

Conservador

Preza pela segurança e liquidez em seus investimentos, não exige altas rentabilidades e sabe que suas escolhas estão voltadas mais para o fato de não perder, do que propriamente lucrar muito. Predominantemente opta por investimentos de Renda Fixa;

Moderado

Aceita correr risco em parte de seus investimentos, desde que isso não implique em perdas significativas. Busca segurança e ao mesmo tempo, quer rentabilidades maiores;

Arrojado

Prioriza a rentabilidade, mesmo que isso implique em risco de perda de parte de seu patrimônio, uma vez que compreende que maiores rentabilidades estão ligadas a maiores riscos. Ou seja, seus investimentos têm mais volatilidade.

Teste de perfil

A instrução da CVM 539, exige que as instituições financeiras, corretoras e outras que fornecem Fundos de Investimentos, façam um teste de Perfil do Investidor com seus clientes, também chamado API (Análise Perfil do Investidor) ou Suitability. Esta análise identifica qual é o seu Perfil de Investidor e leva em conta os riscos que você está disposto a correr e a sua capacidade de perda, em virtude de diversos aspectos como idade, patrimônio, estrutura familiar, padrão de vida, entre outros.

Embora a Uniprime não possua Fundos de Investimentos atualmente em seu Portfólio, desenvolvemos para você, leitor da nossa coluna de Educação Financeira, um teste do Perfil do Investidor para auxiliá-lo em sua tomada de decisão.

São apenas dois minutos para responder e você saberá qual é o seu Perfil. Acesse AQUI e faça o teste agora mesmo.

Fonte: Uniprime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *